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https://tede.unisantos.br/handle/tede/2822
Tipo: | Dissertação |
Título: | O plano nacional de educação em direitos humanos: uma ideia de formação escolar cidadã |
Título(s) alternativo(s): | The National Plan of Education on Human Rights: an idea of citizen school education |
Autor(es): | Silva, Simone Stefani da |
Primeiro Orientador: | Silva, Vandré Gomes da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Vandré Gomes da |
Segundo membro da banca: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Vanda |
Resumo: | A temática dos Direitos Humanos e sua estreita ligação com a educação escolar se converte em elemento indispensável na proposição das políticas públicas no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo analisar como o Plano Nacional de Educação em Direitos humanos concebe a formação para a cidadania e, mais precisamente, uma educação voltada aos direitos humanos em ambiente escolar. A partir das perspectivas históricas que enxergam diferentes gerações dos direitos humanos no mundo e, também, relacionadas diretamente ao campo educacional, a pesquisa busca identificar e discutir como o PNEDH apresenta e concebe seus objetivos em relação ao processo de escolarização atrelado a uma educação em direitos humanos no âmbito da Educação Básica tendo em vista a distinção entre a compreensão da educação como um direito humano e o significado de uma educação em direitos humanos ¿ a ser estendida a todo o processo de escolarização. A investigação se apoia na pesquisa bibliográfica e análise documental - e procura abordar alguns limites e eventuais desdobramentos do referido Plano no contexto da organização da Educação Básica Nacional. |
Abstract: | The theme of Human Rights and its close connection with school education becomes an indispensable element in the proposition of public policies in Brazil. In this sense, this work aims to analyze how the National Plan of Education on Human Rights conceives training for citizenship and, more precisely, an education to human rights in school. From historical perspectives that see different generations of human rights in the world and also directly related to the educational field, the research seeks to identify and discuss how the PNEDH features and conceives its objectives in relation to the educational process linked to an education in rights human within Primary education taking aims to distinguish between the understanding of education as a human right and the meaning of human rights education - to be extended to the entire education process. The research is based on literature and document analysis research - and seeks to address some limits and possible consequences of the Plan in the context of the organization of the national basic education. |
Palavras-chave: | plano nacional de educação em direitos humanos educação em direitos humanos; educação como direito humano national plan of education on human rights education in human rights; education as a human right |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SILVA, Simone Stefani da. O plano nacional de educação em direitos humanos: uma ideia de formação escolar cidadã. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/2822 |
Data do documento: | 23-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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