TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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Tipo: Dissertação
Título : Gestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de caso
Autor(es): Lourenço, Helena Beatriz Xavier
Primer Consejero: Junqueira, Luciano Antonio Prates
Resumen: A gestão é uma ferramenta para a construção e qualificação da educação. Esse é um processo coletivo de transformação, que se dá por meio da aprendizagem. É necessário que haja diálogo e respeito às práticas da gestão que tem como objetivos gerar mudanças dentro e fora da escola. Esse processo envolve o corpo docente, o técnico-administrativo, os alunos e a comunidade do entorno da escola, com isso a escola poderá tornar sua gestão eficaz, e construindo uma aprendizagem com a participação dos diversos atores. É neste momento que a cultura de paz passa a ter um papel tanto no aprendizado da escola, utilizando novas ferramentas e técnicas, que contribuam para a redução diminuição da violência. Essa dissertação resulta de um trabalho junto a Escola Pedro Crescenti, escola pública, que se localiza na Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n no Jardim Rádio Clube, cujo objetivo é avaliar a gestão do projeto Cultura de Paz nas Escolas . A Escola vem enfrentando problemas com alguns dos alunos que a freqüentam, isso ocorre em função, principalmente, do desajuste familiar e social. A agressividade, a violência e a falta de respeito é uma prática dos alunos da faixa etária de 04 a 13 anos. A grande maioria das crianças é proveniente do Dique, região conhecida por suas palafitas e pela extrema pobreza. Foram realizados projetos pela escola a fim de minimizar os problemas que a escola e os pais enfrentam. Nesse sentido que surgiu a realização do projeto Paz na Ponta do Giz , um dos mecanismos que a escola encontrou para buscar a diminuição dos problemas que ocorrem no seu interior. É nesse sentido que se propõe realizar um projeto para obter uma diminuição da violência nas escolas, analisando as oficinas da cultura de paz, que foram realizadas a partir do projeto Gestão da Cultura de Paz e da Não Violência: Uma contribuição para a diminuição da violência nas escolas , este projeto iniciou, em 2006, pela ABrasOFFA, uma instituição do terceiro setor. Foram realizadas oficinas na Escola Pedro Crescenti e analisados os resultados de 16 alunos de 04 a 13 anos, a partir de análise de desenhos e questionários onde mostrou-se que a paz é um conceito distante da realidade desta escola, mas com a aplicação de oficinas e intervenção interdisciplinar, pode-se modificar esse quadro, sendo a gestão da escola um meio de evidenciar a cultura de paz como solução aos problemas educacionais e sociais.
Palabras clave : projeto
cultura de paz
gestão
educação
sociedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citación : LOURENO, Helena Beatriz Xavier. Gestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de caso. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/494
Fecha de publicación : 25-feb-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão de Negócios

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