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https://tede.unisantos.br/handle/tede/494
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de caso |
Autor(es): | Lourenço, Helena Beatriz Xavier |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Luciano Antonio Prates |
Resumo: | A gestão é uma ferramenta para a construção e qualificação da educação. Esse é um processo coletivo de transformação, que se dá por meio da aprendizagem. É necessário que haja diálogo e respeito às práticas da gestão que tem como objetivos gerar mudanças dentro e fora da escola. Esse processo envolve o corpo docente, o técnico-administrativo, os alunos e a comunidade do entorno da escola, com isso a escola poderá tornar sua gestão eficaz, e construindo uma aprendizagem com a participação dos diversos atores. É neste momento que a cultura de paz passa a ter um papel tanto no aprendizado da escola, utilizando novas ferramentas e técnicas, que contribuam para a redução diminuição da violência. Essa dissertação resulta de um trabalho junto a Escola Pedro Crescenti, escola pública, que se localiza na Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n no Jardim Rádio Clube, cujo objetivo é avaliar a gestão do projeto Cultura de Paz nas Escolas . A Escola vem enfrentando problemas com alguns dos alunos que a freqüentam, isso ocorre em função, principalmente, do desajuste familiar e social. A agressividade, a violência e a falta de respeito é uma prática dos alunos da faixa etária de 04 a 13 anos. A grande maioria das crianças é proveniente do Dique, região conhecida por suas palafitas e pela extrema pobreza. Foram realizados projetos pela escola a fim de minimizar os problemas que a escola e os pais enfrentam. Nesse sentido que surgiu a realização do projeto Paz na Ponta do Giz , um dos mecanismos que a escola encontrou para buscar a diminuição dos problemas que ocorrem no seu interior. É nesse sentido que se propõe realizar um projeto para obter uma diminuição da violência nas escolas, analisando as oficinas da cultura de paz, que foram realizadas a partir do projeto Gestão da Cultura de Paz e da Não Violência: Uma contribuição para a diminuição da violência nas escolas , este projeto iniciou, em 2006, pela ABrasOFFA, uma instituição do terceiro setor. Foram realizadas oficinas na Escola Pedro Crescenti e analisados os resultados de 16 alunos de 04 a 13 anos, a partir de análise de desenhos e questionários onde mostrou-se que a paz é um conceito distante da realidade desta escola, mas com a aplicação de oficinas e intervenção interdisciplinar, pode-se modificar esse quadro, sendo a gestão da escola um meio de evidenciar a cultura de paz como solução aos problemas educacionais e sociais. |
Palavras-chave: | projeto cultura de paz gestão educação sociedade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Organização e gestão |
Programa: | Mestrado em Gestão de Negócios |
Citação: | LOURENO, Helena Beatriz Xavier. Gestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de caso. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/494 |
Data do documento: | 25-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão de Negócios |
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