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https://tede.unisantos.br/handle/tede/109
Type: | Dissertação |
Title: | A indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunos |
Author(s): | Silveira, Maria Lúcia Dondon Salum |
First Advisor: | Granjo, Maria Helena Bittencourt |
Abstract: | O presente estudo se propõe a contribuir no sentido de aprofundar o conhecimento em relação a um dos assuntos que mais preocupam os educadores, pais e alunos das escolas fundamentais e médias, tanto da rede pública como particular, que é a indisciplina escolar. Inicialmente discute-se o próprio conceito de disciplina e indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão, explorando algumas de suas causas e características atuais, aspectos singulares da indisciplina escolar e a importância do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema. A justificativa desta proposta pauta-se nas queixas verbais dos professores e alunos, que percebem a violência como um fenômeno em expansão, reforçado principalmente pelas desigualdades sociais, pela influência de mídia e pela desestruturação familiar, atingindo o cotidiano escolar. As formas explícitas da indisciplina foram as mais evidenciadas, principalmente por meio de brincadeiras, palavrões, empurrões, provocações, brigas e outros. Podem ser percebidas igualmente na forma de violência implícita nas relações interpessoais aluno / aluno; aluno / professor; funcionário / aluno e nas condições de trabalho. A pesquisa baseia-se em observações em duas instituições particulares de ensino da Baixada Santista, onde foi possível vivenciar situações que levaram ao questionamento sobre o papel da escola nos dias de hoje e as perspectivas de mudanças para melhorar a relação professor / aluno. O referencial teórico abrange conceitos de Júlio Groppa Aquino, Lino de Macedo, Yves de La Taille e Jean Piaget, Michel de Certeau, autores esses, que atuam na área da educação e que vêm contribuindo, sobremaneira, para os debates sobre a indisciplina escolar. A pesquisa evidenciou que existe, tanto por parte do aluno como do professor, uma visão conservadora, mesmo quando suas atitudes demonstram o contrário. È possível que o aluno, sem elementos e maturidade para questionar a escola, encontre na indisciplina uma forma de manifestar sua discordância ao que lhe é imposto. A contribuição alvejada está ao pensar em algumas questões com base nos dados coletados, observações realizadas e na literatura disponível, visando contribuir para o surgimento de novas formas de se lidar com a indisciplina na escola. |
Keywords: | indisciplina escolar relação professor / aluno aluno / professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | SILVEIRA, Maria Lúcia Dondon Salum. A indisciplina em sala de aula : o que pensam professores e alunos. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/109 |
Issue Date: | 3-May-2007 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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