Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rial, Adriana Cristina Pires | - |
dc.creator.ID | CPF:07900711856 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6251542252406314 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:09Z | - |
dc.date.available | 2008-03-13 | - |
dc.date.issued | 2007-12-20 | - |
dc.identifier.citation | RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/110 | - |
dc.description.resumo | A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | ensino médio | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana Cristina Rial.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.