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https://tede.unisantos.br/handle/tede/167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santana, Luiz Carlos Nunes de | - |
dc.creator.ID | CPF:13403694860 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8604735853818002 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Sonia Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:75425416849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0279403938101555 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:30Z | - |
dc.date.available | 2009-10-07 | - |
dc.date.issued | 2007-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Luiz Carlos Nunes de. Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/167 | - |
dc.description.resumo | Em uma realidade em que a disciplina Filosofia retorna ao cenário nacional como disciplina obrigatória no quadro curricular do Ensino Médio, uma pesquisa com ênfase na análise da percepção do professor a respeito do desenvolvimento da disciplina, torna-se oportuna. O Estado de São Paulo, por meio de resolução SE nº 06 /2005, introduziu a disciplina na sua nova matriz curricular, o que abriu um imenso campo para discussões a respeito do que se deve ensinar e como ensinar a disciplina. Assim, esta pesquisa surge como uma tentativa de reflexão acerca do sentido da Filosofia na rede pública de ensino médio, sob a óptica do professor, bem como possíveis contribuições na formação do jovem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Este estudo tem como referencial teórico a contribuição de pensadores que vêm ao longo do tempo refletindo, também, sobre o ensino de Filosofia e a sua importância no nível médio, tais como Antônio Joaquim Severino, Walter Omar Kohan e Silvio Gallo que, mesmo em meio às divergências referenciais e posicionais a respeito da pesquisa, metodologia, constituição e políticas para a referida disciplina, revelam, em suas produções, preocupação e interesse no pleno desenvolvimento e efetiva presença da Filosofia no ensino secundário do País. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | filosofia | por |
dc.subject | ensino médio | por |
dc.subject | professor | por |
dc.subject | formação do homem. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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