TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantana, Luiz Carlos Nunes de-
dc.creator.IDCPF:13403694860por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8604735853818002por
dc.contributor.advisor1Souza, Sonia Maria Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:75425416849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279403938101555por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:30Z-
dc.date.available2009-10-07-
dc.date.issued2007-11-23-
dc.identifier.citationSANTANA, Luiz Carlos Nunes de. Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/167-
dc.description.resumoEm uma realidade em que a disciplina Filosofia retorna ao cenário nacional como disciplina obrigatória no quadro curricular do Ensino Médio, uma pesquisa com ênfase na análise da percepção do professor a respeito do desenvolvimento da disciplina, torna-se oportuna. O Estado de São Paulo, por meio de resolução SE nº 06 /2005, introduziu a disciplina na sua nova matriz curricular, o que abriu um imenso campo para discussões a respeito do que se deve ensinar e como ensinar a disciplina. Assim, esta pesquisa surge como uma tentativa de reflexão acerca do sentido da Filosofia na rede pública de ensino médio, sob a óptica do professor, bem como possíveis contribuições na formação do jovem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Este estudo tem como referencial teórico a contribuição de pensadores que vêm ao longo do tempo refletindo, também, sobre o ensino de Filosofia e a sua importância no nível médio, tais como Antônio Joaquim Severino, Walter Omar Kohan e Silvio Gallo que, mesmo em meio às divergências referenciais e posicionais a respeito da pesquisa, metodologia, constituição e políticas para a referida disciplina, revelam, em suas produções, preocupação e interesse no pleno desenvolvimento e efetiva presença da Filosofia no ensino secundário do País.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfilosofiapor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjectformação do homem.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professorpor
dc.typeDissertaçãopor
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