Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/170
Type: | Dissertação |
Title: | Formação inicial de professores de educação infantil : que formação é essa? |
Author(s): | Febronio, Maria da Paixão Gois |
First Advisor: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Abstract: | Este estudo teve por finalidade analisar a formação de professores da Educação Infantil. A pesquisa orientou-se pela questão: Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009? . Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. A dissertação foi desenvolvida por metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados: Unidade Municipal Infantil Leonor Mendes de Barros, Universidade Católica de Santos, ambas na cidade de Santos (SP) e na Universidade Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS), esta, na modalidade Mestrado Sanduíche. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia, pelo fato de essa, por lei, ser uma medida consideravelmente nova; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares, incluindo disciplinas e estágios voltados para o conhecimento da infância e sua aprendizagem. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso. |
Keywords: | curso de pedagogia formação de professores educação infantil teoria e prática estágio. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | FEBRONIO, Maria da Paixão Gois. Formação inicial de professores de educação infantil : que formação é essa?. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/170 |
Issue Date: | 23-Feb-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Febronio.pdf | 4.1 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.