TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1842
Type: Dissertação
Title: Síndrome de Burnout em motoristas de ônibus no municipio de João Pessoa -PB
Author(s): Nóbrega, João Ricardo Soares
First Advisor: Martins , Lourdes Conceição
First member of the board: Martins, Lourdes Conceição
Second member of the board: Lemos, Dayse Inocência Margarida de
Third board member: Pereira, Luiz Alberto Amador
Abstract: O motorista de ônibus realiza suas atividades, sujeito a condições particulares de trabalho, e exposto à violência urbana. Estressores crônicos, presentes no dia-a-dia deste profissional, podem se associar a risco de Síndrome de Burnout. O objetivo deste estudo foi avaliar alguns fatores ligados ao estresse ocupacional e a prevalência da Síndrome de Burnout na população de motoristas de ônibus no município de João Pessoa ¿ PB. Procedeu-se a estudo descritivo, analítico, observacional, transversal, de abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o MBI (Maslasch Burnout Inventory) junto aos motoristas, em terminais de bairro, no município de João Pessoa ¿ PB. Amostra totalizou 150 motoristas. Análise dos dados obtidos foi realizada através do SPSS 17.0. A associação entre variáveis categóricas foi avaliada recorrendo-se ao teste de Qui-quadrado e ao teste exato de Fisher quando necessário. Para verificar relação entre as variáveis quantitativas de interesse, utilizou-se a correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de 5%. Os motoristas, todos do sexo masculino, tinham entre 22 e 59 anos. 56,7% estavam de um até cinco anos na atividade; 71,3% possuíam renda mensal menor que dois mil reais. Apenas 2% concluíram Ensino Superior. 52,7% já haviam sido vítimas de assalto. Encontrou-se prevalência de 96% de indivíduos com risco médio de desenvolver Síndrome de Burnout. 76,7% e 86% dos motoristas apresentaram nível médio ou alto em, respectivamente, Esgotamento Emocional (EE) e Despersonalização (DP). Apenas 25% dos participantes apresentaram Realização Pessoal no trabalho (nível alto). Mas, paradoxalmente, observou-se correlação positiva - ainda que fraca - entre o eixo Esgotamento Emocional e a dimensão Realização Pessoal no trabalho. Os motoristas de ônibus encontramse expostos, diariamente, a diversos tipos de riscos e estressores. Baixos salários e as pressões cotidianas, inclusive assaltos e agressões, coexistem em um processo que pode gerar baixos níveis de realização pessoal e profissional, além do risco para adoecimento, sobretudo pela Síndrome do Esgotamento Profissional ou Burnout. Deve-se reconhecer a relevância do tema, assim como buscar intervir para melhorias nas condições de trabalho, no sentido da promoção da saúde dos motoristas de ônibus.
Abstract: The bus driver carries out its activities, subject to particular conditions of employment, and exposed to urban violence. Chronic stressors, present in day-to-day of this professional, can be ssociated with the risk of Burnout Syndrome. The objective of this study was to evaluate some factors related to occupational stress and the prevalence of Burnout Syndrome in the population of bus drivers in the city of Joao Pessoa PB. This study was descriptive, analytical, observational, cross-sectional, with quantitative approach. Demographic questionnaire and the MBI (Maslasch Burnout Inventory) were applied to drivers, in terminals of the burghs, in the city of Joao Pessoa, PB. Sample totaled 150 drivers. Analysis of data was performed using the SPSS 17.0. The association between variables was assessed using the Chi-square test and the Fisher¿s exact test, and the Pearson correlation for quantitative variables of interest. The level of significance was set at 5%. The drivers, all of whom were male, were between 22 and 59 years. 56.7% were from one to five years in the activity. 71.3% had monthly income less than two thousand reais. Only 2% have completed Higher Education. 52.7% ever had been victims of robbery. We found prevalence of 96% of individuals with medium risk to develop Burnout Syndrome. 76.7% and 86% with medium to high level of, respectively, Emotional Exhaustion and Depersonalization. And only 25% of the drivers had a high level of Personal Fulfilment at work. Paradoxically, a positive, although weak, correlation was observed between Emotional Exhaustion and the Personal Fulfilment at work. The bus drivers are exposed, day-to-day, to various types of stressors. Low wages and daily pressures, including robberies or aggressions, coexist in a process that can generate low levels of personal and professional achievement and risk of illness, including Burnout Syndrome. It is important to recognize the relevance of the topic, as well as intervene for improvements in working conditions, in the sense of the health promotion of the bus drivers.
Keywords: burnout; motoristas; ônibus; estresse; trabalho
CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Saúde Coletiva
Citation: NÓBREGA, João Ricardo Soares. Síndrome de Burnout em motoristas de ônibus no municipio de João Pessoa -PB. 2015. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1842
Issue Date: 16-Sep-2015
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Ricardo Soraes Nobrega.pdfDissertação_Mestrado em Saúde Coletiva851.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.