TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDavid, Simone-
dc.creator.IDCPF:10677511827por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0275986925635638por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee1IDCPF:87551659820por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743por
dc.contributor.referee2Mendes, Marcel-
dc.contributor.referee2IDCPF:04683684853por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:38Z-
dc.date.available2011-10-17-
dc.date.issued2011-06-28-
dc.identifier.citationDAVID, Simone. Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/192-
dc.description.resumoO presente trabalho visa compreender as práticas reflexivas de docentes que atuam no ensino superior de tecnologia. Para atingir este objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com três docentes que atuam na Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, no município de Santos. Buscando compreender como as práticas reflexivas se configuram no cotidiano destes docentes, foi possível evidenciar os diversos momentos constitutivos da reflexividade. Os docentes entrevistados ao falarem sobre sua prática apontam: as dificuldades que encontram junto aos alunos; as estratégias de superação que adotam; a flexibilidade e a postura dialógica que assumem neste processo. Também, evidenciam as condições institucionais que encontram para o exercício docente, que corrobora para a elaboração de um espaço formativo articulado com as compreensões que se fazem necessárias para que se supere a mera transmissão de conteúdos tecnológicos, para a constituição do conhecimento crítico e compartilhado. Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de Donald Schön (1992, 2000) sobre o prático reflexivo. Foi possível identificar nas práticas destes docentes, uma atuação crítica, reflexiva e inovadora, que possibilita novas percepções sobre o ensino tecnológico.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas docentespor
dc.subjectprática docente reflexivapor
dc.subjectensino tecnológicopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas reflexivas de professores no ensino tecnólogicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone David.pdf606.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.