Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | David, Simone | - |
dc.creator.ID | CPF:10677511827 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0275986925635638 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.contributor.referee1 | Barreira, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:87551659820 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0821428930913743 | por |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Marcel | - |
dc.contributor.referee2ID | CPF:04683684853 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6182477842336805 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:38Z | - |
dc.date.available | 2011-10-17 | - |
dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
dc.identifier.citation | DAVID, Simone. Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/192 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa compreender as práticas reflexivas de docentes que atuam no ensino superior de tecnologia. Para atingir este objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com três docentes que atuam na Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, no município de Santos. Buscando compreender como as práticas reflexivas se configuram no cotidiano destes docentes, foi possível evidenciar os diversos momentos constitutivos da reflexividade. Os docentes entrevistados ao falarem sobre sua prática apontam: as dificuldades que encontram junto aos alunos; as estratégias de superação que adotam; a flexibilidade e a postura dialógica que assumem neste processo. Também, evidenciam as condições institucionais que encontram para o exercício docente, que corrobora para a elaboração de um espaço formativo articulado com as compreensões que se fazem necessárias para que se supere a mera transmissão de conteúdos tecnológicos, para a constituição do conhecimento crítico e compartilhado. Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de Donald Schön (1992, 2000) sobre o prático reflexivo. Foi possível identificar nas práticas destes docentes, uma atuação crítica, reflexiva e inovadora, que possibilita novas percepções sobre o ensino tecnológico. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | práticas docentes | por |
dc.subject | prática docente reflexiva | por |
dc.subject | ensino tecnológico | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simone David.pdf | 606.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.