TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPoggiani, Ana Maria Lourenço-
dc.creator.IDCPF:12130182852por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3727207776491532por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:40Z-
dc.date.available2012-05-18-
dc.date.issued2011-02-24-
dc.identifier.citationPOGGIANI, Ana Maria Lourenço. Os museus escolares na primeira metade do século XX : sua importânica na educação brasileira. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/197-
dc.description.resumoO tema desta dissertação é o estudo do museu escolar na primeira metade do séc. XX e tem como objetivo demonstrar a importância dos museus escolares para a educação, como prática na construção da cultura escolar nas instituições educativas. Para tal pretende-se: a) estudar o museu como instrumento da renovação escolar, na passagem do séc. XIX para o XX. b) verificar a legislação paulista a respeito, através do Código de Educação de 1933. c) evidenciar duas contribuições para o estudo e a prática desses museus realizadas pela educadora Leontina Silva Busch (1936) pela museóloga Bertha Lutz (1932). d) levantar algumas experiências de Museu Pedagógico. e) conceituar os grandes tipos de Museu da Escola. A pesquisa tem presente os estudos de Maria Helena Câmara Bastos (2008), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), sobre museu escolar e os trabalhos de Diana Gonçalves Vidal (1999), Rosa Fátima de Souza (1998) sobre cultura escolar. Utilizando a metodologia da pesquisa histórica buscou-se inicialmente o levantamento da legislação e a identificação das instituições escolares que tiveram acervos museológicos. A documentação escrita está complementada com entrevistas. Está pesquisa revelou as várias conceituações dos museus ligados à educação e sua importância.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectorganização e função educativa dos museuspor
dc.subjecteducação renovadapor
dc.subjectmemória escolarpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs museus escolares na primeira metade do século XX : sua importânica na educação brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ana maria.pdf5.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.