Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/204
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pacheco, Terezinha de Souza | - |
dc.creator.ID | CPF:63691035868 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4139647719245729 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ariane Franco Lopes da | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:11631661892 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | SILVA, Ariane Franco Lopes da | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:43Z | - |
dc.date.available | 2012-09-20 | - |
dc.date.issued | 2012-06-20 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Terezinha de Souza. A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos20062012, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/204 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem o propósito de verificar como temas religiosos são tratados em escolas públicas. Dado que o tema religião vem atraindo a atenção do mundo ocidental e oriental, pois se encontra direta ou indiretamente relacionado aos grandes problemas da humanidade enfrenta e aos questionamentos que ela levanta, essa pesquisa poderá colaborar para a compreensão do papel e da função do ensino religioso na educação. A pesquisa objetiva voltar um olhar para os professores do Ensino Fundamental I e II para tentar identificar as suas representações sociais sobre a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas de Santos. O trabalho encontra na teoria das representações sociais, idealizada por Serge Moscovici (2003), o suporte teórico e metodológico para seu desenvolvimento. Os pensamentos de Alfonso López Quintás sobre o conceito de interdisciplinaridade e de Emmanuel Lévinas sobre a questão da diversidade e da alteridade também contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) o teste de associação livre de palavras relacionadas às questões de religião, ensino, diversidade e escola; b) o desenho, também sobre o tema ensino religioso ; c) o questionário projetivo. Os dados obtidos com o teste de associação livre de palavras e com as narrativas são tratados pela análise de conteúdo segundo a proposta de Bardin (1977). Os resultados analisados apontam para uma representação do ensino religioso bastante definida e ancorada na história desse ensino no Brasil e, também, nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino religioso | por |
dc.subject | diversidade | por |
dc.subject | interdisciplinaridade | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
therezinha de souza.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.