TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Terezinha de Souza-
dc.creator.IDCPF:63691035868por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139647719245729por
dc.contributor.advisor1Silva, Ariane Franco Lopes da-
dc.contributor.advisor1IDCPF:11631661892por
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ariane Franco Lopes dapor
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:43Z-
dc.date.available2012-09-20-
dc.date.issued2012-06-20-
dc.identifier.citationPACHECO, Terezinha de Souza. A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos20062012, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/204-
dc.description.resumoO presente estudo tem o propósito de verificar como temas religiosos são tratados em escolas públicas. Dado que o tema religião vem atraindo a atenção do mundo ocidental e oriental, pois se encontra direta ou indiretamente relacionado aos grandes problemas da humanidade enfrenta e aos questionamentos que ela levanta, essa pesquisa poderá colaborar para a compreensão do papel e da função do ensino religioso na educação. A pesquisa objetiva voltar um olhar para os professores do Ensino Fundamental I e II para tentar identificar as suas representações sociais sobre a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas de Santos. O trabalho encontra na teoria das representações sociais, idealizada por Serge Moscovici (2003), o suporte teórico e metodológico para seu desenvolvimento. Os pensamentos de Alfonso López Quintás sobre o conceito de interdisciplinaridade e de Emmanuel Lévinas sobre a questão da diversidade e da alteridade também contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) o teste de associação livre de palavras relacionadas às questões de religião, ensino, diversidade e escola; b) o desenho, também sobre o tema ensino religioso ; c) o questionário projetivo. Os dados obtidos com o teste de associação livre de palavras e com as narrativas são tratados pela análise de conteúdo segundo a proposta de Bardin (1977). Os resultados analisados apontam para uma representação do ensino religioso bastante definida e ancorada na história desse ensino no Brasil e, também, nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino religiosopor
dc.subjectdiversidadepor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
therezinha de souza.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.