TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandez, Gisele Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8291769126397932eng
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879eng
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Martins, Angela Maria-
dc.date.accessioned2016-02-18T12:45:24Z-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.citationFERNANDEZ, Gisele Santos. A gestão escolar no contexto das práticas e dos efeitos de uma política de formação de professores: PARFOR. 2015. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/2101-
dc.description.resumoO PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) é uma iniciativa emergencial para professores do ensino fundamental da rede pública criada para oferecer cursos gratuitos de graduação a professores que trabalham na educação básica, sem a formação adequada para tal. Esta pesquisa focaliza gestores de duas escolas onde atuam 12 professoras-egressas de um curso de Pedagogia subsidiado pelo Parfor. Intencionou analisar as condições de gestores escolares para apoiá-las para que consolidem os ganhos declarados por elas em pesquisas anteriores, com o curso realizado. Para tanto, analisa documentos oficiais sobre gestores e profissionais da escola, no âmbito federal e municipal e o cotidiano desses profissionais. Três ideias centrais norteiam o estudo: escola como nível meso de análise, o papel dos sujeitos na implementação de políticas e a escola como lugar de formação de alunos e professores. A pesquisa apoia-se em estudos sobre a recepção de políticas nas bases dos sistemas de ensino, no caso, nas escolas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006; MAINARDES, FERREIRA; TELLO, 2011) e sobre políticas de formação de professores, especialmente, o Parfor (BRASIL, 2009a, 2009b; GATTI; BARRETO; ANDRÉ, 2011; PESSOA e ARAÚJO, 2013). Para abordar a gestão escolar recorre a Canário (2005, Sander (2007), Silva (2007), Dourado (2007), Vieira (2009), Paro (2012), Libâneo (2008), Luck (2009, 2012) e Lima (2011) e sobre a escola, como lugar de formação, recorre a Canário (1998; 2005), Nóvoa (1999), Abdalla (2006) e Cunha (2008). Adota abordagem qualitativa com análise documental, observação nas escolas e entrevistas. A análise dos dados apontou para quatro categorias principais: política como texto, política com o discurso, gestão pedagógico-formativa e estrutura e funcionamento da escola. Os resultados obtidos indicam que gestores têm condições legais, pessoais, profissionais e materiais para dar apoio pedagógico às professoras-egressas do curso de Pedagogia Parfor. Deixam claro que o resquício assistencialista das creches, ainda presente nos discursos, e a condição funcional legal das professoras atuam como limitadores para os fins da política analisada. Por fim, ratifica que cada escola recepciona e interpreta uma política, entre outras condições, de acordo com a atuação e liderança de seus gestores.eng
dc.description.abstractThe PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) is an emergencial initiative for basic education teachers of the public schools that was created to offer free courses of graduation in Pedagogia for teachers who work in the basic education, but didn´t have adequate graduation. This research focuses on two schools´ managers where 12 teachers work from one Education course refunded by Parfor. It´s intends to analyse schools manager´s conditions to support them so that they can consolidate declared gains for them in previous researches. For this, analyze official documents on managers and professionals of the school, in the federal and municipal scope and analyze the everyday routine of these professionals. Three main ideas guide this study: school as level meso of analysis, the paper of the actors in the implementation of policy and the school as place of students and teachers education. The research is supported in studies on the reception of politics in the bases of the systems of education, in this case, schools, (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006; MAINARDES; FERREIRA; TELLO, 2011), in this case, in schools, and on politics of teacher´s formation, especially, the Parfor (BRAZIL, 2009a, 2009b; GATTI, BARRETO, ANDRÉ, 2011; PESSOA, ARAÚJO, 2013). Concerning management´s approach, it call on Canário (2005), Sander (2007), Silva (2007), Dourado (2007), Vieira (2009), Paro (2012), Libâneo (2008), Luck (2009, 2012) and Lima (2011) and concerning school as a formation place, called on Canário (1998; 2005), Nóvoa (1999), Abdalla (2006) and Cunha (2008). It adopts qualitative approach with documentary analysis, schools observation, and interviews. The analysis of the data points to four main categories: policy as text, policy as discourse, pedagogical-formative management and structure and functioning of the school. Results indicate that managers have legal, personal, professional and material conditions to give pedagogical support to the teachers from Parfor education course; They set clear that the attendance vestige of the basic education in the kinder-garden level, still found in the discourses and the legal functional condition of the teachers act as hurdle for the purposes/intention of the analyzed policy. Finally, it reinforce that, despite of other conditions, each school receives and enact one policy according to its managers performance and leadership.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesFERNANDEZ, Gisele Santos. A gestão escolar no contexto das práticas e dos efeitos de uma política de formação de professores: PARFOR. 2015. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectpolíticas públicas educacionais; gestão escolar; formação de professores; ciclo de políticas; PARFORpor
dc.subjecteducational policy; school management; policy cycle; teachers education; PARFOReng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA gestão escolar no contexto das práticas e dos efeitos de uma política de formação de professores: PARFOReng
dc.title.alternativeSchool managers in practice and effects contexts of a teacher education policy: Parforeng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele Santos Fernandez.pdfDissertação - Mestrado em Educação 2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.