TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4501
Type: Dissertação
Title: Escolas normais paulistas (1950-1970) : uma análise a partir de práticas pedagógicas e de narrativas de formação
Other Titles: Normal schools in São Paulo (1950-1970): An analysis from pedagogical practices and training narratives
Author(s): Novaes, Luciana Aparecida Godinho
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Second member of the board: Pimenta, Selma Garrido
Third board member: Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Abstract: Práticas pedagógicas são práticas educativas que se organizam para concretizar determinadas intenções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é compreender as principais práticas pedagógicas que caracterizavam as escolas normais paulistas no período de 1950 a 1970. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com elementos da pesquisa narrativa, que foi construída através de revisão da bibliografia, entrevistas e análise documental. Houve coleta de informações na Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Arquivo e Biblioteca da antiga Escola Normal de Campinas e no acervo pessoal das entrevistadas. A pesquisa inicialmente investigou os aspectos históricos da escola normal brasileira e paulista e as implicações das políticas públicas na formação de professores. Os referenciais teóricos sobre os aspectos históricos foram de Villela, Saviani e Almeida. Abordou conceitos, aspectos e dilemas na formação de professores polivalentes. Sobre as questões de formação de professores, os referenciais foram de Pimenta, Franco, Marcelo Garcia, Nóvoa e Libâneo. A pesquisa articulou um diálogo entre os dados coletados e as memórias formativas das entrevistadas. O referencial sobre o uso de entrevistas-narrativas como dados de pesquisa foi de Schütze e Bom Meihy. A escolha das entrevistadas, como sendo ex-alunas de cursos normais e atualmente professoras pesquisadoras em educação, resgatou não apenas informações, mas memórias permeadas pela reflexão, a qual é parte cotidiana do exercício das atividades de investigação que o pesquisador em educação desenvolve. Verificou-se, através de triangulação metodológica com referência de Gomes e Minayo, que práticas pedagógicas realizadas nas escolas normais entre os anos de 1950 e 1970 refletiam a política nacional-desenvolvimentista daquele momento, com intenso controle social do Estado brasileiro, através da feminização da carreira docente. O ideário educacional era escolanovista, porém com fortes influências da pedagogia tradicional. A atuação da professora de Prática de Ensino foi considerada peça-chave para a formação docente dos alunos e alunas do curso normal, que em suas narrativas reconheceram a relevância desta disciplina. Este estudo promoveu a compreensão da organização das práticas pedagógicas nas escolas normais paulistas e as influências recebidas da Pedagogia e das políticas públicas para a formação de professores polivalentes. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa possam contribuir com elementos históricos e reflexões que deem origem a novos estudos sobre a formação de professores no contexto brasileiro.
Abstract: Pedagogical practices are educational practices that are organized to concretize certain pedagogical intentions. The objective of this work is to understand the main pedagogical practices that characterized the normal schools of São Paulo from the 1950s to the 1970s. It is a qualitative research with elements of narrative research that was constructed through bibliography review, interviews and documentary analysis. Information was collected in the Library of the School of Education of the University of São Paulo, in the Archive and Library of the former Normal School of Campinas and in the personal collection of the interviewees. The research initially investigated the historical aspects of the normal Brazilian and São Paulo school and the implications of public policies in teacher training. The theoretical references on the historical aspects were of Villela, Saviani and Almeida. It addressed concepts, aspects and dilemmas in the formation of multipurpose teachers. Regarding teacher training issues, the references were from Pimenta, Franco, Marcelo Garcia, Nóvoa and Libâneo. The research articulated a dialogue between the data collected and the formative memories of the interviewees. The reference on the use of narrative-interviews as research data was by Schütze and Bom Meihy. The choice of the interviewees, as former students of normal courses and currently teaching research teachers, has not only retrieved information, but memories permeated by reflection, which is a daily part of the research activities carried out by the researcher in education. It was verified through methodological triangulation with Gomes and Minayo reference that pedagogical practices carried out in normal schools between 1950 and 1970 reflected the national-developmental policy of that moment, with intense social control of the Brazilian State, through the feminization of teaching career. The educational ideology was from progressive education, but with strong influences of the traditional pedagogy. The performance of the Teaching Practice teacher was considered a key element for the teacher training of students of the normal course, who in their narratives recognized the relevance of this discipline. This study promoted the understanding of the organization of pedagogical practices in normal schools in São Paulo and the influences received from Pedagogy and public policies for the training of multipurpose teachers. It is hoped that the results obtained in this research can contribute with historical elements and reflections that give origin to new studies on teacher education in the Brazilian context. Keywords:
Keywords: escolas normais; formação de professores; práticas pedagógicas; narrativas
normal schools; teacher training; pedagogical practices; narratives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação e Formação
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4501
Issue Date: 7-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Godinho Novaes.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.