TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorSilva, Carlos Augusto Costa da-
dc.creator.IDCPF:32247630863por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442020072958603por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:02715422768por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5510163393782490por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:40Z-
dc.date.available2006-10-04-
dc.date.issued2005-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/451-
dc.description.resumoUtilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação corporativapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
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