TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorLourenço, Helena Beatriz Xavier-
dc.creator.IDCPF:1679077068por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7124721823403868por
dc.contributor.advisor1Junqueira, Luciano Antonio Prates-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06134513849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186420006807999por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:53Z-
dc.date.available2011-02-23-
dc.date.issued2010-02-25-
dc.identifier.citationLOURENO, Helena Beatriz Xavier. Gestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de caso. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/494-
dc.description.resumoA gestão é uma ferramenta para a construção e qualificação da educação. Esse é um processo coletivo de transformação, que se dá por meio da aprendizagem. É necessário que haja diálogo e respeito às práticas da gestão que tem como objetivos gerar mudanças dentro e fora da escola. Esse processo envolve o corpo docente, o técnico-administrativo, os alunos e a comunidade do entorno da escola, com isso a escola poderá tornar sua gestão eficaz, e construindo uma aprendizagem com a participação dos diversos atores. É neste momento que a cultura de paz passa a ter um papel tanto no aprendizado da escola, utilizando novas ferramentas e técnicas, que contribuam para a redução diminuição da violência. Essa dissertação resulta de um trabalho junto a Escola Pedro Crescenti, escola pública, que se localiza na Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n no Jardim Rádio Clube, cujo objetivo é avaliar a gestão do projeto Cultura de Paz nas Escolas . A Escola vem enfrentando problemas com alguns dos alunos que a freqüentam, isso ocorre em função, principalmente, do desajuste familiar e social. A agressividade, a violência e a falta de respeito é uma prática dos alunos da faixa etária de 04 a 13 anos. A grande maioria das crianças é proveniente do Dique, região conhecida por suas palafitas e pela extrema pobreza. Foram realizados projetos pela escola a fim de minimizar os problemas que a escola e os pais enfrentam. Nesse sentido que surgiu a realização do projeto Paz na Ponta do Giz , um dos mecanismos que a escola encontrou para buscar a diminuição dos problemas que ocorrem no seu interior. É nesse sentido que se propõe realizar um projeto para obter uma diminuição da violência nas escolas, analisando as oficinas da cultura de paz, que foram realizadas a partir do projeto Gestão da Cultura de Paz e da Não Violência: Uma contribuição para a diminuição da violência nas escolas , este projeto iniciou, em 2006, pela ABrasOFFA, uma instituição do terceiro setor. Foram realizadas oficinas na Escola Pedro Crescenti e analisados os resultados de 16 alunos de 04 a 13 anos, a partir de análise de desenhos e questionários onde mostrou-se que a paz é um conceito distante da realidade desta escola, mas com a aplicação de oficinas e intervenção interdisciplinar, pode-se modificar esse quadro, sendo a gestão da escola um meio de evidenciar a cultura de paz como solução aos problemas educacionais e sociais.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprojetopor
dc.subjectcultura de pazpor
dc.subjectgestãopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectsociedadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleGestão da cultura de paz e da não violência nas escolas : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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