TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/535
Tipo: Dissertação
Título: O marketing dos armadores de longo curso operando navios porta-contêineres no Porto de Santos
Autor(es): Santos, Fernando Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Robles, Léo Tadeu
Resumo: O estudo aborda as características do Marketing Business-to-Business (B2B), especificamente a prestação de serviços de transporte marítimo de longo curso sob o ponto de vista dos prestadores de serviços os armadores, que constituem um setor de grande representatividade nos negócios internacionais; tendo como base pesquisa bibliográfica e estudo de casos múltiplos de armadores operando navios porta-contêineres no Porto de Santos. O Porto de Santos se justifica por ser o de maior tráfego de carga conteinerizada no Brasil, considerando os valores de importação e exportação e pelo papel que desempenha nas rotas e linhas marítimas que servem a América do Sul. Os componentes do Marketing dos Armadores do transporte marítimo internacional, ou seja, as definições de produtos/serviços comercializados, as políticas e formas de negociação e estabelecimento de preços, o composto de promoção e como os produtos/serviços são comercializados e por quem, num contexto B2B, são o foco da pesquisa. As conclusões e limitações do estudo indicam que a relevância do tema se apresenta como fundamental para o esforço brasileiro de inserção competitiva no comércio internacional. Indicando a necessidade de se aprofundar a pesquisa acadêmica sobre o tema, principalmente na abordagem de gestão de negócios.
Palavras-chave: armadores de longo curso
contêineres
marketing B2B
marketing de serviços
comércio exterior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: SANTOS, Fernando Ribeiro dos. O marketing dos armadores de longo curso operando navios porta-contêineres no Porto de Santos. 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/535
Data do documento: 26-Mai-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Ribeiro dos Santos.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.