TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Direito
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5981
Type: Tese
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável : universidades como atores da governança global ambiental
Author(s): Oliveira, Meilyng Leone
First Advisor: Freitas, Gilberto Passos de
First member of the board: Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Second member of the board: Saleme, Edson Ricardo
Third board member: Gonçalves, Alcindo Fernandes
Fourth member of the board: Almeida, Verônica Scriptore Freire e
Abstract: O presente trabalho teve a finalidade de analisar a temática da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, tendo as Universidades como Atores da Governança Global, pois a busca pelo desenvolvimento sustentável é um problema que demanda análise sob diversos aspectos para que se consiga alcançá-lo e o sistema internacional contemporâneo é marcado por um número cada vez maior de participantes que, por suas ações e omissões, influenciam na dinâmica dos fatos internacionais e supranacionais, exercendo papéis relevantes nas questões transnacionais. Observou-se que os estados nacionais continuam entes relevantes no processo, contudo, além deles constatou-se a presença atuante de outros integrantes nesse arranjo, como as Organizações Internacionais, Empresas Transnacionais, ONGs Internacionais, Igrejas, entre outros, cada um com seus olhares, interesses, propostas e ações. As Instituições de Ensino Superior possuem um relevante papel nesse cenário, despontando-se como um novo player, agindo em redes, no alcance do desenvolvimento sustentável. Independentemente de se adotar a classificação da natureza como bem ou como sujeito de direitos o atributo de global commom do meio ambiente é uma realidade tendo a Governança Global Ambiental um papel cada vez mais relevante e admitindo uma ótica diferenciada da participação de atores não estatais, do consenso, da atuação em rede, além de outros instrumentais que se mostram necessários para a abordagem e resolução dos problemas da temática ambiental.
Abstract: This thesis had the purpose of analyzing the theme of Education for Sustainable Development, with Universities as Global Governance Actors, since the search for achieving sustainable development is a problem that requires analysis in several aspects and the contemporary international system is marked by an increasing number of participants who, due to their actions and omissions, influence the dynamics of international and supranational events, playing relevant roles in transnational issues. It was observed that the national states remain relevant entities in the process. In addition to them, there´s an active presence of other members in this arrangement, such as International Organizations, Transnational Companies, Non-governmental Organization, Churches, among others, each with their own views, interests, proposals and actions. Higher Education Institutions have a relevant role in this scenario, emerging as a new player, acting in networks, in order to reach sustainable development. Regardless of adopting the classification of nature as an asset or as a subject of rights, the attribute of global commom of the environment is a reality with Global Environmental Governance playing an increasingly relevant role and admitting a different perspective of the participation of non-state actors, consensus, acting in a network, as well as other instruments that are necessary to approach and solve the problems of environmental issues.
El presente tesis tuvo como propósito analizar la temática de Educación para el Desarrollo Sostenible, con las Universidades como Actores de Gobernanza Global, ya que la búsqueda del desarrollo sostenible es un problema que requiere de análisis en varios aspectos para lograrlo y El sistema internacional contemporáneo está marcado por un número creciente de participantes que, por sus acciones y omisiones, influyen en la dinámica de los eventos internacionales y supranacionales, teniendo importancia relevantes en temas transnacionales. Se observó que los estados nacionales siguen siendo entidades relevantes en el proceso, además de ellos, hubo una presencia activa de otros miembros en este arreglo, tales como Organismos Internacionales, Empresas Transnacionales, Organizaciones no Gubernamentales, Internacionales, Iglesias, entre otros, cada uno con sus propios puntos de vista, intereses, propuestas y acciones. Las Instituciones de Educación Superior tienen un papel relevante en este escenario, emergiendo como un nuevo actor, actuando en redes, en el logro del desarrollo sostenible. Independientemente de adoptar la clasificación de la naturaleza como un objeto o como un sujeto de derechos, el atributo de comunidad global del medio ambiente es una realidad con la Gobernanza Ambiental Global jugando un papel cada vez más relevante y admitiendo una perspectiva diferente de la participación de actores no estatales, consensos, actuando en red, así como otros instrumentos necesarios para abordar y resolver los problemas de la problemática ambiental.
Keywords: direito ambiental internacional; governança global ambiental; regimes internacionais; educação para o desenvolvimento sustentável
international environmental law; global environmental governance; international regimes; education for sustainable development
derecho ambiental internacional; gobernanza ambiental global; Rregímenes internacionales; educación para el desarrollo sostenible
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Faculdade de Direito
Program: Doutorado em Direito
Citation: OLIVEIRA, Meilyng Leone. Educação para o desenvolvimento sustentável: universidades como atores da governança global ambiental. 2020. 137 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Ambiental Internacional, 2020
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5981
Issue Date: 8-Aug-2020
Appears in Collections:Doutorado em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meilyng Leone Oliveira.pdfTese_Doutorado em Direito890.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.