TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6221
Type: Dissertação
Title: O estágio supervisionado como vivência formativa no curso de pedagogia
Other Titles: Supervised internship as formative experience in the pedagogy course
Author(s): Santos, Rosângela Rodrigues dos
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Second member of the board: Pimenta, Selma Garrido
Third board member: Landim, José Marcondes Macedo
Abstract: O estudo construiu-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Em que condições o estágio supervisionado pode contribuir para proporcionar vivências formativas aos estudantes de Pedagogia? Na formação de professores, mediante as mudanças no tempo/espaço da sociedade atual, o estágio configura-se como campo de conhecimento para atribuir significado à formação docente, produzindo o entrelaçamento entre o pensar e o fazer educação. Dentro deste contexto, o estágio que é componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores não pode ser vivenciado somente como a hora da prática, mas deve ser reconhecido como etapa imprescindível no processo de formação docente. Nesta perspectiva, estudar o estágio como vivência formativa é lançar um olhar analítico para a formação, buscando perceber as transformações que acontecem no processo, colocando em foco o Curso de Pedagogia. Nessa compreensão, o estágio se distancia da concepção de ser somente a parte prática do curso, passando a ter uma reconfiguração que caminhou para reflexão e problematização que envolveu intencionalidade para contextualização dos saberes docentes. Para atender as finalidades do estudo utilizou-se uma Pesquisa Etnográfica, de abordagem qualitativa. Para coletar os dados foram utilizados os instrumentos :observação participante, entrevista e análise documental, junto aos estudantes da disciplina de estágio supervisionado, do Curso de Pedagogia, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e para tratamento dos dados foi utilizada a análise hermenêutica-dialética. A pesquisa teve por objetivo compreender em que condições o estágio pode proporcionar uma vivência formativa aos pedagogos. A pesquisa permitiu compreender as condições pedagógicas que possibilitaram vivências formativas no curso de Pedagogia. Para investigar as vivências foi relevante observar as práticas pedagógicas que mobilizaram a reflexão, dentre elas, a aproximação com a escola campo, os circuitos formativos que instigavam a problematização do estágio produzindo reflexão e investigação da realidade, além das análises e reanálises da prática, junto à instituição formadora que proporcionavam uma ressignificação aos aprendizados acadêmicos que foram teorizados pelo estagiário na atividade. Os dados demonstram que a condição mister para proporcionar a vivência formativa foi mobilizada e possibilitada pela condição pedagógica de ver a formação de dentro para fora, por meio do protagonismo do estagiário nos campos formativos (universidade-escola), relação que está entrelaçada pela sua subjetividade, cultura e história. O colocar em ação, desde os primeiros dias de estágio, possibilitou a problematização da prática e o circuito formativo entre universidade-escola-universidade foi espaço de discussão, reflexão e análise das divergências encontradas no campo, abrindo o diálogo para propostas que se adaptaram a realidade e promoveram transformação no olhar do futuro professor. A pesquisa constatou que o estágio foi espaço-tempo que possibilitou vivências formativas que ocorreram onde a reflexão, o diálogo e a práxis investigativa estiveram presentes, criando circuitos dialéticos de formação.
Abstract: The study was built on the following research problem: Under what conditions or supervised internship, can you contribute to provide educational experiences for students of Pedagogy? In teacher training, through changes in the time and space of today's society, the internship sets up a field of knowledge to assign meaning to teacher training, producing the intertwining between thinking and doing education.Within this context, the internship that is a mandatory curricular component in teacher training courses cannot be experienced only as the time of practice, but must be recognized as an essential step in the teacher training process. In this perspective, studying the internship as a formative experience is to take an analytical look at the training, seeking to understand the transformations that happen in the process, focusing on the Pedagogy Course. Therefore, the internship distances itself from the concept of being only the practical part of the course, starting to have a reconfiguration that led to reflection and problematization that involved intentionality to contextualize the teaching knowledge. To meet the purposes of the study, an Ethnographic Research was conducted, with a qualitative approach. To collect the data, the following instruments were used: participant observation, interview and document analysis, with students of the supervised internship discipline, from the Pedagogy Course, at the Regional University of Cariri (URCA) and for data treatment, the Hermeneutic-Dialectic (HD) analysis was used. The research aimed to understand under what conditions the internship can provide a formative experience for educators. The research allowed an understanding of the pedagogical conditions that enabled formative experiences in the Pedagogy course. In order to investigate the experiences, it was relevant to observe the pedagogical practices that mobilized the reflection, among them, the approximation with the field school, the training circuits that instigated the problematization of the internship producing reflection and investigation of the reality, in addition to the analyzes and re-analyzes of the practice, together to the training institution that provided a new meaning to the academic learning that was theorized by the intern in the activity. The data demonstrate that the essential condition to provide the formative experience was mobilized and made possible by the pedagogical condition of seeing the formation from the inside out, through the role of the intern in the training fields (university-school), a relationship that is intertwined by its subjectivity, culture and history. Putting it into action, from the first days of the internship, made it possible to problematize the practice and the formative circuit between university-school-university was a space for discussion, reflection and analysis of the divergences found in the field, opening the dialogue for proposals that were adapted to reality and promoted transformation in the eyes of the future teacher. The research found that the internship was the space and the time that enabled formative experiences that occurred where reflection, dialogue and investigative praxis were present, creating dialectical training circuits.
Keywords: estágio; vivência formativa; formação docente
internship; formative experience; teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: SANTOS, Rosângela Rodrigues dos. O estágio supervisionado como vivência formativa no curso de pedagogia. 2020. 304 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6221
Issue Date: 17-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosangela Rodrigues dos Santos.pdfDissertação_Mestrado em Educação13.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.