TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6883
Type: Dissertação
Title: Cartas desde a escola: reflexões de professores iniciantes de Língua Portuguesa sobre suas trajetórias de formação
Author(s): Carvalho, Thaís Morgado dos Santos
First Advisor: Saul, Alexandre
First member of the board: Saul, Alexandre
Second member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Third board member: Ramos, Bruna Sola da Silva
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar reflexões de professores iniciantes de Língua Portuguesa, registradas em cartas, acerca dos principais desafios vivenciados por eles nos primeiros momentos de suas práticas profissionais e os nexos que estabelecem entre esse contexto e os percursos formativos que experienciaram como graduandos de Letras. O referencial teórico-metodológico que sustenta este estudo apoia-se, centralmente, no pensamento e nas obras de Paulo Freire. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com professores atuantes em cidades da Costa da Mata Atlântica (Baixada Santista). A investigação justifica-se pela necessidade de gerar novos conhecimentos sobre a percepção dos professores acerca do desenvolvimento de suas práticas, e sobre as vinculações entre o exercício da profissão docente e a formação inicial de educadores, tendo como ponto de partida o olhar dos sujeitos da pesquisa sobre essa relação. O gênero epistolar (carta) foi utilizado como meio para produção de dados e caminho para dialogar com os participantes a respeito da temática investigada, posto que ele favorece o acréscimo de camadas de sentido e sentimento às reflexões geradas pelos docentes nas produções que serão objeto de análise. A questão norteadora da investigação foi assim redigida: Qual a percepção de professores iniciantes de Língua Portuguesa sobre os sentidos e significados de sua formação inicial, em relação aos principais desafios da prática docente em uma direção emancipatória? Com o apoio do quadro teórico selecionado, os dados produzidos serão analisados em eixos temáticos delineados a partir de uma trama conceitual freireana, que traz no centro o conceito de ""formação permanente"". Esta pesquisa pretende contribuir com a produção de novos aportes sobre prática docente, a Formação de Professores e o Currículo, destacando a importância de se considerar e discutir criticamente o saber de experiência feito de professores como um elemento crucial para potencializar a formação docente e transformações curriculares na escola e na universidade.
Abstract: This research aims to analyze reflections of beginning teachers of Portuguese Language, that were recorded in letters, about the main challenges experienced by them in the first moments of their professional practices and the links they establish between this context and the formation journey they experienced as graduating of Letters. The theoretical support that supports this study is constituted by a Freirean framework, centered on the work of Paulo Freire; as for the training of teachers and beginning teachers: Carlos Marcelo García, Marli André make it possible to analyze and conceptualize the study subjects, with a view to problematizing the relationships established, within an emancipatory horizon. The qualitative approach research was carried out with teachers who are working in the cities on the Atlantic Forest Coast (Baixada Santista). This academic research is justified by the need to generate new knowledges about the perceptions of teachers about the development of their practices, and about links between the exercise of the teaching profession and the initial training of educators, having as a starting point the look of the research subjects about that relationship. The letter-writing genre (letter) was used as a means of producing data and a way to dialogue with the participants about the theme investigated, considering that it favors the addition of layers of meaning and feeling for the reflections generated by teachers in the productions that will be the object for analyzing. The guiding question of the investigation was written as follows: What is the perception of beginning teachers of Portuguese Language about the senses and meanings for their initial training, in relation to the main challenges of teaching practices, in an emancipatory direction? With the support of the selected theoretical framework, the data produced will be analyzed in thematic axes outlined from a Freirean conceptual plot, which brings the concept of ""curriculum"" in the center. This research intends to contribute to the production of new contributions on teaching practice, Teacher Training and the Ongoing formation, highlighting the importance of considering and critically discussing the knowledge of experience made by teachers as a crucial element to enhance teacher training and curricular transformations. at school and university.
Keywords: Paulo Freire; formação permanente; formação inicial de professores; letras; prática docente
Paulo Freire; ongoing formation; initial teacher training; letters; teaching practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: CARVALHO, Thaís Morgado dos Santos; SAUL, Alexandre. Cartas desde a escola: reflexões de professores iniciantes de Língua Portuguesa sobre suas trajetórias de formação. 2021. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6883
Issue Date: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais Morgado dos Santos Carvalho.pdfDissertação_Mestrado em Educação8.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.