TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Andrea Cristina dos-
dc.creator.ID008.656.638-58pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8134279402227991pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/5335835681705245pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.referee2Minhoto, Maria Angélica Pedra-
dc.contributor.referee3Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee4Fusari, José Cerchi-
dc.contributor.referee5Pimenta, Selma Garrido-
dc.date.accessioned2021-09-23T20:25:59Z-
dc.date.available2021-04-26-
dc.date.available2021-09-23T20:25:59Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Andrea Cristina dos. Programa especial de formação pedagógica do Centro Paula Souza/SP: uma análise crítica. 2021. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7082-
dc.description.resumoA pesquisa intencionou analisar criticamente o Programa Especial de Formação Pedagógica (PEFP) para Professores da Educação Profissional oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS/SP), de modo particular a partir do 1997, com o objetivo de identificar e compreender os aspectos estruturais da formação pedagógica ofertada para os professores do ensino técnico de nível médio do CPS/SP. Buscou-se problematizar as estratégias para a formação crítica e emancipatória, articulado na unidade teoria e prática e a formação direcionada às demandas do mercado de trabalho, face ao contexto de influências e de produção de documentos normativos e legais do Programa. Adotou-se a abordagem documental de caráter qualitativo para interpretação dos dados e análise de conteúdo, com o estudo de seis documentos caracterizados como normativos e orientadores do PEFP/CPS e a literatura pertinente ao assunto abordado neste trabalho, complementada com entrevista semiestruturada com um profissional com experiência em assessoria e formação de professores (em geral e para o ensino profissional). Os resultados da pesquisa demonstram que o PEFP do CPS reitera a histórica característica de formação emergencial de professores, compatível com um modelo tecnicista e instrumental. Contudo, percebemos os esforços da instituição em disponibilizar ações para a formação de professores, cabendo-nos, na presente pesquisa, explicitar criticamente os fundamentos e as intencionalidades do referido Programa.pt_BR
dc.description.abstractThe research aimed to critically analyze the Special Program for Pedagogical Training (PEFP) for Professional Education Teachers offered by the Paula Souza Center (CPS/SP), particularly from 1997, with the aim of identifying and understanding the structural aspects of training pedagogical course offered to secondary level technical education teachers at CPS/SP. We sought to problematize the strategies for critical and emancipatory training, articulated in the theory and practice unit, and training aimed at the demands of the labor market, given the context of influences and the production of normative and legal documents of the Program. A qualitative documentary approach was adopted for the interpretation of data and content analysis, with the study of six documents characterized as normative and guiding the PEFP/CPS and the literature relevant to the subject addressed in this work, complemented with a semi-structured interview with a professional with experience in advising and training teachers (in general and for professional education). The research results demonstrate that the CPS PEFP reiterates the historical characteristic of emergency teacher training, compatible with a technical and instrumental model. However, we perceive the institution's efforts to provide actions for teacher training, and in this research, it is up to us to critically explain the foundations and intentions of the aforementioned Program.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Andrea Cristina dos. Programa especial de formação pedagógica do Centro Paula Souza/SP: uma análise crítica. 2021. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação e trabalho; educação profissional; formação para professores da educação profissional; capacitação profissional; formação profissionalpt_BR
dc.subjecteducation and work; professional education; training for professional education teachers; professional training; vocational trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma especial de formação pedagógica do Centro Paula Souza/SP: uma análise críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrea Cristina dos Santos.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.