TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMonteiro, Ligia Di Bella Costa-
dc.creator.ID035.357.068-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5932896441939284por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Franco , Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Fusari, José Cerchi-
dc.contributor.referee3Gilberto , Irene Jeanete Lemos-
dc.date.accessioned2015-03-30T13:15:17Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Ligia Di Bella Costa. A educação de jovens e adultos digital: estudo de caso de uma metodologia como possibilidade emancipadora. 2014. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/722-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a educação de jovens e adultos - EJA e pretende responder à questão problema: quais as possibilidades emancipadoras da EJA Digital na formação de jovens e adultos no ensino fundamental II? Na realização da investigação dos princípios e fundamentos epistemológicos da proposta, procuramos embasamento nos trabalhos desenvolvidos por Freire (1978; 2011a, 2011b, 2011c, 2011d), Gadotti e Romão (2011), Gadotti (1996) Jeffrey e Aguilar (2012), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Beisegel (1974), Mayo (2004), Franco (2011), Lemme (2014) e outros. Desta maneira, buscamos compreender o objeto pesquisado, a educação de jovens e adultos. Por ser a EJA ¿ Digital uma proposta relativamente nova, pois teve início, experimentalmente, no segundo semestre de 2006, a metodologia de pesquisa que melhor se adequou foi o estudo de caso, cujas principais características são explorar profundamente um fato contemporâneo. Para fundamentação metodológica, recorreu-se a Yin (2001) e, para adequá-la as especificidades da educação, utilizamos André (2005). O estudo de caso possibilita a utilização de diversos instrumentos para coleta de dados na pesquisa. O objetivo geral do trabalho é compreender as possibilidades emancipadoras da prática pedagógica EJA Digital para educação de jovens e adultos.por
dc.description.abstractThis article has as subject the ""Youth and Adults Education"" - known as EJA in Portuguese and intends to answer the main question: ""What are the difficulties and contributions of EJA - Digital for the graduation of youth and adults at middle school?"". During the investigation of epistemological principles and elements of the proposed question we searched for articles developed by Freire (1978; 2011a, 2011b, 2011c, 2011), Gadotti & Romão (2011), Gadotti (1996), Jeffrey & Aguilar (2012), Di Pierro, Joia & Ribeiro (2001), Beigesel (1974), Mayo (2004), Franco (2011) and others. This way, we tried to understand the researched subject (the EJA project). Since the EJA - Digital project is considered a new propose of education (it has began experimentally in the second semester of 2006), the best research methodology found was the case study, which the main feature is to deeply explore current facts. For the methodological foundation, we based it on Yin (2001) researches, and to adapt it to the specificities of education we used André (2005) researches. The case study enables the use of some instruments for the data collection in this research. The overall goal of this article is to understand the possibilities of pedagogical practice of EJA Digital contributions to the youth and adults education.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesMONTEIRO, Ligia Di Bella Costa. A educação de jovens e adultos digital: estudo de caso de uma metodologia como possibilidade emancipadora. 2014. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultos; estudo de caso; EJA Digitalpor
dc.subjectyouth and adults education; case study; EJA Digitaleng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleA educação de jovens e adultos digital: estudo de caso de uma metodologia como possibilidade emancipadora.por
dc.typeDissertaçãopor
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