TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Sandra Regina Pereira-
dc.creator.ID086.702.878-54pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5011510421187903pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Careno, Mary Francisca do-
dc.contributor.referee3Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee4Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee5Alonso, Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-18T19:24:28Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-10-18T19:24:28Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationRAMOS, Sandra Regina Pereira. Crianças negras na terra da caridade e da liberdade: um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960. 2021. 269f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7263-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a inclusão de crianças negras no processo educacional das escolas na cidade de Santos, reconhecido reduto do movimento abolicionista do país. Berço de quilombos, a cidade manteve uma sociedade pautada por relações inter-raciais muito peculiares. Adotou-se como eixo modal da pesquisa a frase do brasão da cidade de Santos ¿Terra da caridade e da liberdade!¿ para determinar as possíveis contradições no processo de escolarização de seus ¿filhos¿ e ¿filhas¿ negros, ex-cativos ou livres, diante de uma elite santista fruto de um Brasil escravocrata, entre o período pós-abolição até a década de 1960. A partir de fontes iconográficas, foram atendidas as hipóteses da pesquisa, a partir do estabelecimento dos padrões que constituíram o modus vivendi e o modus operandi da sociedade da época, bem como o entendimento do contexto histórico que se estabeleceu a partir da libertação oficial dos escravos e da Proclamação da República brasileira. Além do acervo fotográfico, utilizaram-se fontes documentais, tais como relatórios de inspetores literários, mapas de classe, ofícios, atas de exames, jornais, petições, entre outras, constantes de acervos públicos e particulares. A narrativa deste estudo foi construída mais pelas ausências do que pelo protagonismo, pois depender das informações oficiais e documentais vinculadas ao negro e à educação se constitui, ainda, um grande desafio.pt_BR
dc.description.abstractThe present study has as its object of study the inclusion of black children in the educational process of schools in the city of Santos, a recognized stronghold of the country's abolitionist movement. Birthplace of quilombos, the city maintained a society based on very peculiar interracial relations. The phrase adopted on the coat of arms of Santos ¿Land of charity and freedom!¿ was used as the modal axis of the research. to determine the possible contradictions in the schooling process of their black ¿sons¿ and ¿daughters¿, ex-captives or free, in front of a Santos elite resulting from a slave-owning Brazil, between the post-abolition period until the 1960s from iconographic sources, the research hypotheses were met, from the establishment of the standards that constituted the modus vivendi and the modus operandi of the society of the time, as well as the understanding of the historical context that was established from the official liberation of the slaves and of the Proclamation of the Brazilian Republic. In addition to the photographic collection, documentary sources were used, such as reports by literary inspectors, class maps, crafts, exam minutes, newspapers, petitions, among others, included in public and private collections. The narrative of this study was built more by absences than by protagonism, since depending on official and documentary information related to blacks and education is still a great challenge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesRAMOS, Sandra Regina Pereira. Crianças negras na terra da caridade e da liberdade: um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960. 2021. 269f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação; história; criança; exclusão; racismopt_BR
dc.subjecteducation; history; child; exclusion; racismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrianças negras na terra da caridade e da liberdade : um estudo sobre a inclusão de libertos nas escolas da cidade de Santos, do pós-abolição à 1960pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Regina Pereira Ramos.pdfTese_Doutorado em Educação11.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.