TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStipanich, Giselle Villar-
dc.creator.ID296.561.088-09pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058987835568002pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Mauro Castilho-
dc.date.accessioned2021-12-07T18:25:16Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-12-07T18:25:16Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationSTIPANICH, Giselle Villar. O processo de implementação de creches na cidade de São Vicente entre 1997 e 2004. 2021. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7583-
dc.description.resumoA pesquisa, cujos resultados são aqui apresentados, teve por objetivo analisar e compreender o processo de expansão e implementação de creches na cidade de São Vicente, no Estado de São Paulo, no transcorrer das duas gestões do prefeito Márcio França, (1997 a 2004). Fez-se uso, basicamente, de documentos produzidos pela esfera municipal, bem como de documentações legais nacionais referentes à educação (LDB e FUNDEF).No que diz respeito à busca dos documentos necessários à presente pesquisa histórica, deixamo-nos orientar pelo paradigma indiciário, presente nas narrativas históricas do historiador italiano, Carlo Ginzburg. Por sua vez, os procedimentos de análise dos documentos encontrados foram pautados pelas reflexões de Edward Palmer Thompson sobre a lógica histórica. O entendimento das relações de poder em uma moral dominante suscitadoras de uma memória coletiva é encontrado nos raciocínios do historiador francês Le Goff. Frisa-se que toda construção narrativa, lógica e memorial só foram possíveis devido à direcionalidade investigativa de cunho histórico de March Bloch. Mostra-se necessário sinalizar que o presente estudo foi norteado pelas perguntas acerca da implantação e administração de creches. A análise dos materiais da pesquisa possibilitou identificar e compreender as estratégias acionadas pela análise do material recolhido e investigou as estratégias empregadas pela gestão municipal para efetivação do aumento no número de creches (de seis para sessenta e seis) em atendimento às novas diretrizes para Educação Infantil ao longo dos anos de 1997 a 2004. A pesquisa fez incidir seu foco sobre aspectos pedagógicos do processo de expansão e implantação das creches municipais em São Vicente, no período histórico estudado.pt_BR
dc.description.abstractThe research, whose results are presented here, aimed to analyze and understand the process of expansion and implementation of day care centers in the city of São Vicente, in the State of São Paulo, during the two mandates of Mayor Márcio França, (1997 to 2004). Basically, documents produced by the municipal sphere were used, as well as national legal documentation related to education (LDB and FUNDEF). Regarding the search for documents necessary for this historical research, we were guided by the evidential paradigm, present in the historical narratives of the Italian historian, Carlo Ginzburg. In turn, the procedures for analyzing the documents found were guided by Edward Palmer Thompson's reflections on historical logic. The understanding of power relations in a dominant morality that evokes a collective memory is found in the reasonings of the French historian Le Goff. It should be noted that all narrative, logical and memorial construction were only possible due to March Bloch's investigative directionality of historical nature. It is necessary to point out that the present study was guided by questions about the implementation and administration of day care centers. The analysis of the research materials made it possible to identify and understand the strategies triggered by the analysis of the collected material and investigated the strategies employed by the municipal management to effect the increase in the number of day care centers (from six to sixty-six) in compliance with the new guidelines for Early Childhood Education from 1997 to 2004. The research focused on pedagogical aspects of the process of expansion and implementation of municipal day care centers in São Vicente, in the historical period studied.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSTIPANICH, Giselle Villar. O processo de implementação de creches na cidade de São Vicente entre 1997 e 2004. 2021. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação infantil; creches; história da educação; políticas educacionais; São Vicente-SPpt_BR
dc.subjectearly childhood education; day care centers; history of education; educational policies; SãoVicente-SPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO processo de implementação de creches na cidade de São Vicente entre 1997 e 2004pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giselle Villar Stipanich.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.