Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/7663
Type: | Dissertação |
Title: | A configuração subjetiva do diretor de escola pública e seu reflexo na subjetividade escolar : um estudo exploratório |
Other Titles: | La configuración subjetiva del director de la escuela pública y su reflexión en la subjetividad escolar: un estudio exploratorio |
Author(s): | Moran, Daniela Taborda Prado |
First Advisor: | Going, Luana Carramillo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Vieira, Marina Tucunduva Bittencourt Porto |
First member of the board: | Sakamoto, Cleusa |
Second member of the board: | Going, Luana Carramillo |
Third board member: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
Abstract: | No presente trabalho, procuramos identificar o sentido subjetivo do trabalho do diretor escolar e em que isto afeta a subjetividade social da escola. Para compreensão foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de Gonzalez Rey. Foi feito o estudo de caso em duas escolas, ou seja, a pesquisa foi qualitativa, com caráter exploratório, procurando valorizar os aspectos descritivos e percepções pessoais investigadas, descrevendo-os e procurando as suas possíveis relações, integrando o individual com o social. Nela teve envolvidas duas diretoras de escolas municipais da cidade de Santos. Na análise dos dados foi possível compreender a visão do diretor em relação ao seu cargo, a importância da direção escolar em sua vida pessoal, e como a postura do diretor influencia na autonomia do cargo e na rotatividade dos professores substitutos nas escolas pesquisadas. Concluise que o exercício do cargo de diretor escolar se encontra envolvido com a produção de sentidos subjetivos, afetando a subjetividade social da escola. Como produto técnico, foi desenvolvido um Curso de formação de profissional intitulado Colóquio entre Diretores, com o objetivo de promover uma formação profissional por meio de encontros entre diretores da educação abordando assuntos de vivências pessoais e profissionais, mediante desafios escolares. |
Abstract: | En este trabajo, tratamos de identificar el significado subjetivo del trabajo del director de la escuela y en el que esto afecta la subjetividad social de la escuela. Para su comprensión, se realizó una investigación basada en las categorías de subjetividad y significado subjetivo de González Rey. Se realizó un estudio de caso en dos escuelas, es decir, la investigación fue cualitativa, con carácter exploratorio, buscando valorar los aspectos descriptivos y las percepciones personales investigadas, describiéndolas y buscando sus posibles relaciones, integrando al individuo con lo social. Participaron dos directores de escuelas municipales de la ciudad de Santos. En el análisis de los datos fue posible comprender la visión del director en relación con su posición, la importancia de la gestión escolar en su vida personal y cómo la postura del director influye en la autonomía del puesto y la rotación de maestros sustitutos en las escuelas encuestadas. Se concluye que el ejercicio del cargo de director de escuela está involucrado con la producción de significados subjetivos, afectando la subjetividad social de la escuela. Como producto técnico, se desarrolló un curso de formación profesional titulado Coloquio entre Directores, con el objetivo de promover la formación profesional a través de encuentros entre directores de educación abordando temas de experiencias personales y profesionales, a través de desafíos escolares. |
Keywords: | direção escolar; gestão escolar; sentido subjetivo; teoria da subjetividade dirección de la escuela; gestión escola; sentido subjetivo; teoría de la subjetividade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde |
Program: | Mestrado em Psicologia |
Citation: | MORAN, Daniela Taborda Prado. A configuração subjetiva do diretor de escola pública e seu reflexo na subjetividade escolar : um estudo exploratório . 2021. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021 |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/7663 |
Issue Date: | 29-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniela Taborda Prado Moran.pdf | Dissertação_Psicologia | 657.36 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.