TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7665
Type: Dissertação
Title: Prática dos profissionais da educação para prevenir casos de bullying e cyberbullying entre adolescentes
Other Titles: Practice of education professionals to prevent cases of bullying and cyberbullying among adolescents
Author(s): Reis, Cláudia Benitez Martinez dos
First Advisor: Going, Luana Carramillo
First member of the board: Going, Luana Carramillo
Second member of the board: Nátario, Elisete Gomes
Third board member: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Abstract: O estudo teve como objetivo verificar e analisar a atuação dos profissionais da educação em situações de violência, como o Bullying e o Cyberbullying, que ocorrem no contexto escolar decorrentes das redes sociais. O método da pesquisa foi Qualitativo e a análise dos dados teve como delineamento a Análise de Conteúdo. O procedimento para a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 profissionais da Educação do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, de uma escola particular da Baixada Santista - SP. Para a análise dos resultados, foram propostas cinco categorias a priori: Categoria 1. Aplicativos de relacionamento e o tempo de uso pelos adolescentes; Categoria 2. Identificação dos conflitos entre adolescentes; Categoria 3. Atuação dos profissionais da educação nos conflitos entre adolescentes; Categoria 4. Programas e Ações para lidar com os conflitos dos adolescentes entre seus pares. Categoria 5. Uso das legislações vigentes no enfrentamento do Bullying e Cyberbullying. Como resultados, verificou-se que quanto à Categoria 1, os gestores e professores não têm conhecimento sobre o tempo que os alunos ficam na Internet nem dos aplicativos utilizados nas redes sociais dentro e fora da sala de aula, mas sentem o impacto no desinteresse pelas aulas e baixo rendimento. Quanto à Categoria 2, verificou-se que os conflitos se manifestam presencialmente e virtualmente, por meio de comentários impensados, intimidações, ofensas e xingamentos de violência. Na Categoria 3, verificou-se que os casos de violência, Bullying e Cyberbullying, que ocorrem dentro do contexto escolar provocados pelas redes sociais, são encaminhados pelos professores à equipe gestora, que faz a mediação entre os alunos e famílias, numa escuta acolhedora, atenta e pelo diálogo. Os casos mais sérios são encaminhados à assessoria jurídico pedagógica. A Diretora e a Orientadora Educacional realizam o trabalho nas classes quando se detecta algum conflito. A mediação dos conflitos está centrada na equipe gestora. Quanto à Categoria 4, verificou-se que todos os professores estabelecem em suas aulas a reflexão acerca dos valores morais indicados no Projeto Político Pedagógico, mas a ênfase maior fica para as disciplinas de Filosofia e Ensino Religioso. A Pastoral da Juventude realiza o trabalho junto aos adolescentes com a comunidade. Quanto à Categoria 5, verificou-se que o conhecimento dos profissionais da educação sobre as legislações referentes às redes sociais é apresentado pela assessoria jurídico pedagógica, no intuito de que percebam os riscos que correm diante dos conteúdos. Como produto, propõe-se um Projeto de Ensino que possa colaborar, por meio da formação dos profissionais da educação, pelo conhecimento do desenvolvimento moral, a atuação em Assembleia de Processos Decisórios com os discentes, levando-os em suas tomadas de decisão a refletirem sobre as possíveis resoluções de conflitos que ocorrem entre seus pares.
Abstract: The study aimed to verify and analyze the performance of education professionals in situations of violence, such as Bullying and Cyberbullying, which occur in the school context resulting from social networks. The research method was Qualitative and the data analysis was the content analysis. The procedure for data collection occurred through semi-structured interviews conducted with 13 professionals of Elementary School Education Final Years and High School, from a private school in Baixada Santista - SP. For the analysis of the results, five categories were proposed a priori: Category 1. Relationship applications and time of use by adolescents; Category 2. Identification of conflicts among adolescents; Category 3. Performance of education professionals in conflicts between adolescents; Category 4. Programs and Actions to deal with the conflicts of adolescents among their peers. Category 5. Use of current legislation in the face of Bullying and Cyberbullying. As a result, it was found that regarding Category 1, managers and teachers do not know about the time students stay on the Internet or the applications used in social networks inside and outside the classroom, but feel the impact on disinterest in classes and low performance. As for Category 2, it was found that conflicts manifest themselves in person and virtually, through thoughtless comments, intimidation, offenses and swearing of violence. In Category 3, it was found that cases of violence, Bullying and Cyberbullying, which occur within the school context caused by social networks, are forwarded by teachers to the management team, which mediates between students and families, in a welcoming, attentive listening and dialogue. The most serious cases are referred to the pedagogical legal advice. The Director and the Educational Advisor perform the work in the classes when a conflict is detected. Conflict mediation is centered on the management team. As for Category 4, it was found that all teachers establish in their classes the reflection about the moral values indicated in the Political Pedagogical Project, but the greater emphasis is on the disciplines of Philosophy and Religious Education. The Youth Ministry carries out the work with the adolescents with the community. Regarding Category 5, it was found that the knowledge of education professionals about the legislation stemming from social networks is presented by the pedagogical legal advice, in order to understand the risks they run in the face of the contents. As a product, we propose a Teaching Project that can collaborate, through the training of education professionals, through the knowledge of moral development, the performance in assembly of decision-making processes with the students, leading them in their decision-making to reflect on the possible resolutions of conflicts that occur among their peers.
Keywords: assembleia de classe; profissionais da educação; bullying; cyberbullying; valores morais; conflitos
class assembly; education professionals; bullying; cyberbullying; moral values; conflicts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: REIS, Cláudia Benitez Martinez dos. Prática dos profissionais da educação para prevenir casos de bullying e cyberbullying entre adolescentes. 2021. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7665
Issue Date: 19-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Benitez Martinez dos Reis.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.