TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Direito
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Guaracy do Nascimento-
dc.creator.ID368.391.578-14pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522074986457222pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Daniel Freire e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882417944210278pt_BR
dc.contributor.referee1Zanethi, Rodrigo Luiz-
dc.contributor.referee2Garcez, Gabriela Soldano-
dc.contributor.referee3Castro Jr., Osvaldo Agripino de-
dc.date.accessioned2022-05-30T19:34:56Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-05-30T19:34:56Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationMORAES, Guaracy do Nascimento. A responsabilidade civil das partes do contrato de afretamento marítimo de viagens irregulares (tramps) em decorrência dos sinistros marítimos . 2022. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7863-
dc.description.resumoDesde os tempos antigos, o modal marítimo representa o maior meio de transporte de mercadorias entre os seus povos. Tal fato perdura até os dias atuais, tanto que, segundo a UNCTAD, esse meio de transporte é utilizado por 80% das mercadorias comercializadas no mundo. Nesse contexto, o direito marítimo regulamenta todas as operações mercantis que ocorrem sobre o domínio do mar. Atrelado a esse ramo da ciência jurídica internacional, o contrato de afretamento marítimo representa a materialização da forma como o transporte marítimo se operacionaliza no mundo. Esse contrato é formado entre duas partes, uma que estará obrigada a ceder a embarcação para uso da segunda, na qual usufruirá de tal embarcação para explorá-la comercialmente. Contudo, assim como acontece em muitas celebrações de contratos, podem acontecer interveniências que podem causar prejuízos a uma das partes, ainda mais no meio ambiente marítimo, cuja incidência de acidentes e sinistros são muito grandes, podendo causar prejuízos a uma das partes, ou a ambas, ou, inclusive, a terceiros. Destarte, o problema de pesquisa da presente dissertação é: como é distribuída a responsabilidade civil das partes do contrato de afretamento marítimo, no caso de intercorrências, acidentes ou danos causados às partes e/ou a terceiros, uma vez que a operação marítima representa altos riscos para esses participantes? Nesse sentido, o presente trabalho tem como foco analisar a insegurança jurídica acerca da determinação da responsabilidade civil das partes contratuais, em caso de acidentes, sinistros e avarias em geral. Assim, diante das inseguranças jurídicas e legislativas que estão relacionadas à responsabilidade civil desses atores, é necessário verificar se o contrato é o fator determinante para concretizar as obrigações e direitos das partes desse contrato. Para que seja possível suprir tal insegurança jurídica na delimitação das responsabilidades civis, há a hipótese de elencar todas as obrigações de cada parte no próprio contrato de afretamento marítimo; além disso, certas convenções internacionais já regulamentam a responsabilidade civil nesses contratos, assim como, a legislação interna dos países, como o Brasil, também apresenta dispositivos jurídicos para regulamentar a responsabilidade civil. A presente pesquisa se relaciona com a linha de pesquisa do direito internacional econômico, haja vista que estuda os problemas referentes à contratos que possuem relação com o transporte transnacional de mercadoria. Ademais, o objetivo principal deste trabalho é demonstrar como que as partes desse contrato agem e assumem as suas respectivas responsabilidades, quando acontece algum dano que prejudique ambos ou terceiros. Para que seja possível atingir os objetivos da presente pesquisa, será adotada a metodologia qualitativa, por meio de análises bibliográficas nacionais e internacionais acerca de tal temática.pt_BR
dc.description.abstractSince ancient times, the maritime ways represent the largest means of transportation of goods among its peoples. This fact persists to the present day, so much so that, according to UNCTAD, this means of transport is used by 80% of goods sold in the world. In this context, maritime law regulates all commercial operations that take place under the domain of the sea. Linked to this branch of international legal science, the maritime charter contract represents the materialization of the way in which maritime transport is operated in the world. This contract is formed between two parties, one that will be obliged to assign the vessel for use by the other one, in which it will use such vessel to explore it commercially. However, as it happens in many contracts, interventions can occur that can cause damage to one of the parties, even more in the maritime environment, whose incidence of accidents and averages are very high, which can cause damage to one of the parties, or to both, or even to third parties. Thus, the research's problem of this dissertation is: How is the civil liability of the parties to the maritime charter contract distributed, in case of complications, accidents or damages caused to the parties and/or to third parties, since the maritime operation represents high risks for these participants? In this sense, the present work focuses on analyzing the legal uncertainty regarding the determination of civil liability of the contractual parties, in case of accidents, claims and breakdowns in general. Thus, given the legal and legislative insecurities that are related to the civil liability of these actors, it is necessary to verify whether the contract is the determining factor to materialize the obligations and rights of the parties to this contract. To be able to overcome such legal uncertainty in the delimitation of civil liabilities, there is the possibility of listing all the obligations of each party in the maritime charter contract itself; in addition, certain international conventions already regulate civil liability in these contracts, as well as the domestic legislation of countries, such as Brazil, also presents legal provisions to regulate civil liability. This dissertation is related to the line of research of international economic law, given that it studies the problems related to contracts that are related to the transnational transport of goods. In addition, the main objective of this work is to demonstrate how the parties to this contract act and assume their respective responsibilities, when any damage occurs that harms both or third parties. To achieve the objectives of this research, a qualitative methodology will be adopted, through national and international bibliographic analyzes on this theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Direitopt_BR
dc.relation.referencesMORAES, Guaracy do Nascimento. A responsabilidade civil das partes do contrato de afretamento marítimo de viagens irregulares (tramps) em decorrência dos sinistros marítimos . 2022. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdireito marítimo; contrato de afretamento marítimo; responsabilidade civil; sinistro; trampspt_BR
dc.subjectmaritime law; maritime charter contract; civil liability; casualty; trampspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA responsabilidade civil das partes do contrato de afretamento marítimo de viagens irregulares (tramps) em decorrência dos sinistros marítimospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guaracy do Nascimento Moraes FINAL.pdfDissertação_Mestrado em Direito736.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.