TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7907
Type: Tese
Title: Escritórios modelo de arquitetura e urbanismo : história coletiva de uma entidade estudantil
Author(s): Ribeiro, Cláudia Maria Braga
First Advisor: Barreira, Luiz Carlos
First member of the board: Barreira, Luiz Carlos
Second member of the board: Viana, Mônica Antonia
Third board member: Macedo Filho, José Maria de
Fourth member of the board: Silva, Luís Octavio Pereira Lopes de Faria e
Fifth board member: Boucinhas, Caio
Abstract: Investiga-se a contribuição coletiva dos estudantes da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo [FeNEA] na transformação de sua formação acadêmica, excessivamente elitista e teórica, por meio de atividades extramuros. A ênfase recai na trajetória histórico-pedagógica do Grupo Reviver – Escritório Modelo da Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos – e na participação de seus membros [1] na elaboração do Projeto de Organização dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo – POEMA; [2] nos seminários nacionais [SeNEMAUs] de consolidação dos escritórios modelo realizados em 1997 e 1998; [3] na criação de uma metodologia de ação social para atender comunidades tradicionais perversamente incluídas no processo capitalista de produção do espaço; [4] na elaboração de estratégias de cocriação de projetos públicos coletivos; e [5] no exercício democrático da profissão de arquiteto urbanista. Utiliza-se documentos dos acervos do Diretório Acadêmico Michael Leaders, do HABITAFAUS e do Instituto ELOS, publicações nas revistas especializadas e entrevistas com professores gestores e estudantes da FAUS que ocuparam posições de liderança na FeNEA. Estas fontes são abordadas a partir dos conceitos de “lógica histórica” (Edward Palmer Thompson), “história problema” (Jacques Furet), “história como construção em um campo de possibilidades” (Maria do Pilar Vieira, Maria do Rosário Peixoto, Yara Khoury), “história oral” (José Carlos Sebe Bom Meihy, Leandro Seawright), “memória coletiva” (Jacques Le Goff), “memória/esquecimento” (Paul Ricoeur), “tradutibilidade /intradutibilidade” (Walter Benjamin), desenvolvidos no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Luiz Carlos Barreira. A colaboração do Grupo Reviver na consolidação dos Escritórios Modelo da FeNEA em todo o Brasil é revisitada a partir de atas, vídeos e cadernos dos SeNEMAUs, que registram a pedagogia seminal desenvolvida para os escritórios modelo, a partir das experiências exitosas do ENEA Santos e da revitalização do Museu de Pesca de Santos, disseminadas nos Encontros Nacionais [ENEAs] e Latino-americanos [ELEAs] da FeNEA.
Abstract: It investigates the collective contribution of students from National Federation of Students of Architecture and Urbanism [FeNEA] in transforming their academic education, excessively elitist and theoretical, through extramural activities. The emphasis is on the historical-pedagogical trajectory of the Reviver Group – Model Office of Architecture and Urbanism of the Faculty of Architecture and Urbanism of the Catholic University of Santos – and on the participation of its members [1] in the elaboration of the Organization Project of the Model Architecture Offices and Urbanism – POEMA; [2] in the SeNEMAUs consolidation of the model offices carried out in 1997 and 1998; [3] in the creation of a social action methodology to serve traditional communities perversely included in the capitalist process of space production; [4] in the elaboration of co-creation strategies for collective public projects; and [5] in the democratic exercise of the profession of architect urban planner. Documents from the collections of the Michael Leaders Academic Directory, HABITAFAUS and ELOS Institute, publications in specialized magazines and interviews with managing professors and FAUS students who occupied leadership positions at FeNEA are used. These sources are approached through the concepts of Historical Logic [THOMPSON, Zahar, 1991]; Problem History, [FURET, Gradiva, 1986]; History as construction in a field of possibilities, [VIEIRA, PEIXOTO and KHOURY, Ática, 1995]; Oral history, (MEIHY; SEAWRIGHT, 2020); Collective memory, [Le Goff, UNICAMP, 2003); Memory/forgetting [RICOEUR UNICAMP, 2018.]; Translatable/untranslatable [BENJAMIN, Brasiliense, 1985]; developed in the research group of Prof. Dr. Luiz Carlos Barreira. The collaboration of Grupo Reviver in consolidating FeNEA's Model Offices throughout Brazil is revisited through SeNEMAUs minutes, videos and notebooks, which record the seminal pedagogy for model offices developed from the successful experiences of ENEA Santos and the revitalization of the Museum of Santos Fisheries and disseminated through the National [ENEAs] and Latin American [ELEAs] Meetings of the National Federation of Students of Architecture and Urbanism.
Keywords: movimento estudantil de arquitetura e urbanismo; escritórios modelo de arquitetura e urbanismo; ensino; pesquisa e extensão em arquitetura e urbanismo; pedagogias urbanas
area student movement; model offices of architecture and urbanism; teaching; research and extension in architecture and urbanism; urban pedagogies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: RIBEIRO, Claudia Maria Braga. Escritórios modelo de arquitetura e urbanismo : história coletiva de uma entidade estudantil. 2021. 468 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7907
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Maria Braga Ribeiro.pdfTese_Doutorado em Educação20.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.