TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7932
Type: Dissertação
Title: Sou professor, e agora? laboratório de fenômenos artísticos como possibilidade de ressignificação
Author(s): Matos, Elaine Cristina dos Santos
First Advisor: Going, Luana Carramillo
First member of the board: Going , Luana Carramillo
Second member of the board: Stamato , Maria Izabel Calil
Third board member: Avoglia , Hilda Rosa Capelão
Fourth member of the board: Santos, Aldemir Dias dos
Abstract: Esta Dissertação visa investigar se os Laboratórios de Expressão e Criação Artística facilitam o processo de ressignificação do Ser-Professor na Formação Continuada de Professores, tendo como base teórica a Psicologia Existencial. Traz um breve histórico e analisa as Diretrizes da UNESCO (1990), contidas no Projeto Global de Educação para Todos, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no mundo até 2030. Aprofunda a participação do Brasil no cuidado com os/as professores/as para cumprimento desta meta mundial, estudando a Lei 9394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN (BRASIL, 1996) , que rege o Ensino no território nacional, e outras Normas Básicas da Formação Continuada de Professores/as. Pesquisa estudos recentes de Neuropsicomotricidade e Neuroplasticidade, focando a refe das Emoções. Apresenta conceitos básicos para a compreensão Heideggeriana de homem como Ser-Aí (Dasein) e a visão da Fenomenologia sobre a função da Arte na Formação Continuada de Professores, assim como as contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para a compreensão do processo de constituição do ser humano. Detalha o percurso metodológico trilhado, com base no escopo da Metodologia de Pesquisa Qualitativa de Moraes e Galiazzi (2020), Análise Textual Discursiva/ATD, referencial que abre novas possibilidades de compreensão do fenômeno investigado. Expõe o procedimento de coleta de dados, que abrangeu entrevistas semiestruturadas com 6 Professores de Ensino Fundamental l, ll e Médio da Baixada, norteadas por um Roteiro com 7 questões abertas e a análise da questão de número 07 Você quer dizer mais alguma coisa?, escolhida para a construção do Metatexto do Corpus da Pesquisa por sintetizar as 6 questões anteriores. O Método envolveu 4 etapas: 1) a escolha do Corpus, nome dado ao primeiro recorte a ser analisado das entrevistas; 2) a desconstrução do texto e a unitarização dos fenômenos que se desvelaram aos olhos da pesquisadora; 3) a categorização das unidades encontradas após a leitura exaustiva do Corpus e das unidades emergentes; 4) a construção propriamente dita do Metatexto, resultante de intuições e novas compreensões da pesquisadora, a partir da visão do processo investigativo da Fenomenologia Hermenêutica, proposta pela ATD. Como resultado, as categorias emergentes deste processo foram: 1) Professor como abertura; 2) Arte como abertura; 3) Arte de Ser-Professor. A construção do Metatexto revelou que Professor-é-Arte-de-Abertura-Afetiva-para-Novo-Ser-no-Mundo-da-Educação.
Abstract: This Dissertation aims to investigate whether the Expression and Artistic Creation Laboratories facilitate the process of re-signification of the Being-Teacher in the Continuing Education of Teachers, based on Existential Psychology. It brings a brief history and analyzes the UNESCO Guidelines (1990), contained in the Global Project for Education for All, which aims to eradicate illiteracy in the world by 2030. It deepens Brazil's participation in caring for teachers to fulfillment of this global goal, studying Law 9394/96 - Guidelines and Bases of National Education/LDBEN (BRASIL, 1996), which conducts Education in the national territory, and other Basic Norms of Continuing Teacher Education. Research recent studies of Neuropsychomotricity and Neuroplasticity, focus on Emotions. It presents basic concepts for the Heideggerian understanding of man as Being-There (Dasein) and the Phenomenology's view on the role of Art in the Continuing Education of Teachers, as well as the contributions of Socio-Historical Psychology to the understanding of the process of constitution of the being human. It details the methodological path followed, based on the scope of the Qualitative Research Methodology of Moraes and Galiazzi (2020), Discursive Textual Analysis (ATD), a framework that opens new possibilities for understanding the investigated phenomenon. It exposes the data collection procedure, which included semi-structured interviews with 6 Elementary School Teachers l, ll and High School from Baixada, guided by a script with 7 open questions and the analysis of question number 07 – “Do you want to say anything else?”, chosen for the construction of the Research Corpus Metatext for synthesizing the 6 previous questions. The Method involved 4 steps: 1) choosing the Corpus, the name given to the first clipping to be analyzed from the interviews; 2) the deconstruction of the text and the unitarization of the phenomena that were revealed to the researcher's eyes; 3) the categorization of the units found after an exhaustive reading of the Corpus and the emerging units; 4) the construction of the Metatext itself, resulting from the researcher's intuitions and new understandings, from the view of the investigative process of Hermeneutic Phenomenology, proposed by ATD. As a result, the categories emerging from this process were: 1) Teacher as an opening; 2) Art as an opening; 3) Art of Being-Teacher. The construction of the Metatext revealed that Teacher-is-Art-of-Open-Affective-for-New-Being-in-the-World-of-Education.
Keywords: formação continuada de professores; fenomenologia; arte; neurociências; análise textual discursiva
continuing education of teachers; phenomenology; art; neuroscience; discursive textual analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: MATOS, Elaine Cristina dos Santos. Sou professor, e agora? laboratório de fenômenos artísticos como possibilidade de ressignificação. 2022. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7932
Issue Date: 4-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Cristina dos Santos Matos.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia694.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.