TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7976
Type: Dissertação
Title: Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP): um projeto para a cidadania?
Other Titles: Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP): A Citizenship Educational Project?
Author(s): Alvares, Adriana Alcantara
First Advisor: Saul, Alexandre
First member of the board: Saul, Alexandre
Second member of the board: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Third board member: Mosca, Maristela de Oliveira
Fourth member of the board: Monfredini, Ivanise
Fifth board member: Nhantumbo, Herminio Ernesto
Abstract: O estudo investiga o Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP), como uma ação que se refere às Políticas Públicas de Educação do Estado, por meio de pesquisa qualitativa, bibliográfica do tipo documental e com o uso da análise de conteúdo. Propõe-se identificar as concepções que sustentaram a criação e a trajetória (recuos e avanços) do Projeto CEL-SP, ao longo de sua oferta para estudantes jovens e adultos de escolas públicas estaduais, na perspectiva de inclusão social e da ampliação do direito à Educação para a emancipação dos sujeitos – com o pressuposto de direito ao exercício de cidadania. Ao tratar de política pública educacional, optou-se por analisar seus contextos. Assim, o texto faz referência ao ciclo de Políticas proposto por S. Ball (2001, 2011) e colaboradores (BALL; BOWE, 1992; BALL; MAINARDES, 2018), para a análise teórica da política a saber: os contextos de influências e de produção de texto. No caminho de busca dos resultados, há reflexões e análises, a partir da análise documental e com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2007), que permitem verificar a realidade intencional do(s) porquê(s) da criação e concepção desse Projeto – o CEL-SP, e se tal política possibilita o alcance de resultados e/ou caminhos para que se atue de fato pelo direito à Educação e inclusão social do cidadão. Na análise dos resultados, observa-se que o projeto não parece caminhar em tal direção, mas carrega em si um potencial de transformação, uma vez que ao se pensar no contexto da prática, pode-se pensar sobre as possibilidades de interpretação/reinterpretação e recriação da política neste mesmo contexto da prática, por meio de ações e envolvimento dos sujeitos como um todo. Há de se pensar na práxis política e pedagógica (ação-reflexão humana) desses sujeitos (atores políticos, que encarnam a política) na perspectiva freireana de Educação, a fim de se contextualizar uma práxis de formação integral humana para emancipação dos sujeitos. O ressignificar a política na prática educativo-crítica seria, para Freire (1991, 2021a, 2021b, 2021c), buscar uma Educação voltada para a democracia, para uma sociedade solidária e igualitária, onde não há verticalização social-educacional. A pesquisa busca, assim, esclarecer o potencial que apresenta o Projeto CEL-SP, refletindo e compreendendo como são e ocorrem os processos de aquisição de uma segunda língua, considerando as formas de ensinar-aprender e os processos de interação linguística e cultural na aquisição de uma nova língua para formação humana dos sujeitos críticos e responsáveis pelo exercício de sua cidadania. Assim, os resultados alcançados indicam que a ação política da pesquisa parece não contemplar, em seu ciclo da política - contexto de influências e contexto de produção textual -, os resultados almejados de uma política educacional de formação integral e emancipatória. No entanto, ao mesmo tempo, considera-se a sua potencialidade de integração com a Educação Integral para sua transformação no campo do ressignifcar da prática rumo à Educação Emancipatória.
Abstract: This study investigates an Educational Public Policy Project named as Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP) – it is an action which refers to the São Paulo´s Public Policies for Education, by means of qualitative and bibliographic research that comprises Official Document Analysis with Content Analysis Method. We propose to identify the support conceptions for CEL-SP´s creation and trajectory (its setbacks and advances) throughout its offer to young and adult students from state public schools in view of the Social Inclusion and the expansion perspective of the Right to Education and Emancipation for the Citizenship. We chose to analyse the educational public policy by Stephen Ball´s Policy Cycle Theory which is proposed by Ball (2001, 2011) and collaborators (BALL; BOWE, 1992; BALL; MAINARDES, 2018). In this case, we refer to the policy theoretical analysis including the cycle policy contexts of influences and textual productions. Regarding our results, there are reflections and analyses based on the Content Analysis Method (BARDIN, 2007) which allows to verify the real reasons for the CEL-SP´s creation and conception. Furthermore, checking if it is possible to be a policy action by the Right to Education and Social Inclusion in fact. In the analysis of the results, it is noted that the CEL-SP project does not seem to move in that way. However, it could be a potential project, thinking about the policy context of the practice, if we consider the possibilities for its interpretation/reinterpretation and recreation into this same policy context of the practice, which involves the people actions as a whole. It is mandatory to think about the political and pedagogical praxis (human action-reflection) of people involved on it (because they´re the political actors and who embody the politics) and it should be based on Freire´s perspective of Education, in order to contextualize an Integral Human Formation praxis for the Citizen Emancipation. According to Freire (1991, 2021a, 2021b, 2021c), giving new meaning to politics in the educational-critical practice means searching for an Education focused on Democracy, for a solidary and egalitarian society with no social-educational verticalization. Moreover, the research seeks to clarify the potential presented by the CEL-SP Project, reflecting and understanding how is the process of second language acquisition - considering the ways of teaching-learning and the interaction processes of linguistic and cultural new language acquisition in the view of the human formation for the citizenship exercise. However, the research results indicate that the CEL-SP political action does not seem to contemplate on its policy cycle analysis - context of influences and context of textual production - the desired for educational policy result for the Integral and Emancipatory Education. In the meantime, it is considered to have the potentiality to be an Emancipatory Education Project, but should be integrated to the Integral Education Program for becoming part of emancipating educational policies.
Keywords: política pública educacional; inclusão social; educação emancipatória; língua inglesa; Centro de Estudos de Línguas-São Paulo (CEL-SP)
educational public policy; social inclusion; emancipatory education; english language; Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: ALVARES, Adriana Alcantara. Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP): um projeto para a cidadania? 2023. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7976
Issue Date: 21-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Alcantara Alvares.pdf65.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.