TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Vocábulos no Mundo e com o Mundo! uma proposta de aprendizagem contextualizada de repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental
Author(s): Silva, Francisca Margarete de Freitas Pereira
First Advisor: Monfredini, Ivanise
First member of the board: Monfredini, Ivanise
Second member of the board: Vieira, Marina T. B. Porto
Third board member: Saul, Alexandre
Fourth member of the board: Avoglia, Hilda Rosa C.
Abstract: Esta dissertação é uma proposta metodológica de aprendizagem contextualizada dos repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação que tem como base o conceito de dodiscência em Freire (2018b), prática educacional emancipatória oposta à educação bancária que silencia e aliena os educandos em seus processos de escolarização. A partir da questão problema que indaga sobre quais estratégias de ensino é possível desenvolver a reflexão crítica de docentes e discentes sobre seus processos de ensino-aprendizagem, foi levantada a hipótese de que a dodiscência, enquanto estratégia metodológica, pode auxiliar na identificação de equívocos e dificuldades, objetivando, de uma forma ampla, o reconhecimento, a conscientização, a contextualização e a criticidade sobre os processos pedagógicos, e, especificamente, o desenvolvimento de vocabulários em português/inglês, seguindo os conteúdos programáticos do Currículo Santista, homologado em 2019. Os participantes da pesquisa são 20 estudantes, crianças entre 7 e 8 anos, em processo de alfabetização em língua portuguesa, que estudam em uma escola pública da cidade de Santos. As coletas dos dados foram feitas através de aulas presenciais, seguindo um protocolo de atividades. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, cujas bases se aproximam da pesquisa-formação, embasada em Josso (2004), ao destacar a participação de docentes e discentes, como forma para superar a passividade das práticas. A análise de conteúdo está fundamentada em Franco (2018) encontrando nas mensagens dos alunos e na intencionalidade os dados para ressignificar o tema pesquisado. Na construção da crítica à escola e às normativas que a regem, tomou-se como referência os documentos oficiais que balizam o ensino da língua inglesa no Brasil, assim como a contribuição de autores, destacando-se: Algebaile (2009), Althusser (1998); Bourdieu (2001); Freire (2018a; 2018b); Frigotto (2011); Gadotti (2001); Giroux (1997); Gonçalves (2010); Gonçalvez e Bock (2009); Gramsci (2001); Libâneo (2012); Marx e Engels (2007); Oliveira (2010a; 2010b); Saviani (2019); Souza (2009); Stamato (2016); Vygotsky (2001); entre outros, compondo uma revisão bibliográfica que reconhece as possibilidades da escola pública como local privilegiado e apto para que toda a comunidade escolar tenha uma atuação política-educativa elegendo a dialogicidade como forma de alargar saberes, tomando os sujeitos como críticos e produtores de conhecimento.
Abstract: This dissertation is a methodological proposal for contextualized learning of the linguistic repertoires of the English language for the early years of elementary school. This is an investigation based on the concept of dodiscence in Freire (2018b), an emancipatory educational practice opposed to banking education that silences and alienates students in their schooling processes. From the question problem that asks about which teaching strategies it is possible to develop the critical reflection of teachers and students on their teaching-learning processes, the hypothesis was raised that dodiscence, as a methodological strategy, can help in the identification of misunderstandings and difficulties, aiming broadly at recognition, awareness, contextualization and criticality about pedagogical processes, and specifically, the development of vocabularies in Portuguese/English, following the programmatic contents of the Santista Curriculum (2019). The participants of the research are 20 students, children between 7 and 8 years old, in the process of literacy in Portuguese language, who study in a public school in the city of Santos. Data were collected through face-to-face classes, following an activity protocol. This is a qualitative investigation, whose bases are close to the research-formation, based on Josso (2004), by highlighting the participation of teachers and students, as a way to overcome the passivity of practices. Content analysis is based on Franco (2018) finding in the students’ messages and intentionality the data to resignify the theme researched. In the construction of the criticism of the school and the norms that govern it, the official documents that guide the teaching of the English language in Brazil were taken as reference, as well as the contribution of authors, especially: Algebaile (2009), Althusser (1998); Bourdieu (2001); Freire (2018a; 2018b); Frigotto (2011); Gadotti (2001); Giroux (1997); Gonçalves (2010); Gonçalvez and Bock (2009); Gramsci (2001); Libâneo (2012); Marx and Engels (2000); Oliveira (2010a; 2010b); Saviani (2019); Souza (2009); Stamato (2016); Vygotsky (2001); among others, composing a bibliographic review that recognizes the possibilities of the public school as a privileged place and able for the entire school community to have a political-educational action, electing dialogicity as a way to broaden knowledge, taking the subjects as critics and producers of knowledge.
Keywords: Paulo Freire; ensino fundamental; dodiscência; ensino da língua inglesa; escola pública
Paulo Freire; elementary school; dodiscence; english language teaching; public school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: SILVA, Francisca Margarete de Freitas Pereira. Vocábulos no Mundo e com o Mundo! : uma proposta de aprendizagem contextualizada de repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7979
Issue Date: 1-Feb-2023
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