Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/7995
Type: | Dissertação |
Title: | Percepções de docentes de uma escola técnica paulista sobre limites e possibilidades da interdisciplinaridade na integração curricular |
Other Titles: | Perceptions of teachers at a Technical School in São Paulo on limits and possibilities of interdisciplinarity in curricular integration Percepciones de profesores de una Escuela Técnica de São Paulo sobre los límites y posibilidades de la interdisciplinariedad en la integración curricular |
Author(s): | Besniyi, Eduardo |
First Advisor: | Saul, Alexandre |
First member of the board: | Saul, Alexandre |
Second member of the board: | Galvanese, Ricardo Costa |
Third board member: | Zanardi, Teodoro Adriano Costa |
Abstract: | Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, no âmbito da linha de pesquisa Políticas e Práticas de Formação de Professores e do grupo de pesquisa Currículo e Formação de Professores: diálogo, conhecimento e justiça social, trata de desafios do trabalho interdisciplinar no contexto da educação profissional técnica de nível médio em uma Escola Técnica (Etec) Estadual vinculada ao Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. Objetivou-se analisar as compreensões de professores da Etec Adolpho Berezin sobre limites e possibilidades da interdisciplinaridade nas práticas de ensino-aprendizagem que desenvolvem e se articulam à proposta curricular “Novotec Integrado”. A pergunta norteadora da pesquisa foi assim registrada: Como professores da Etec Adolpho Berezin compreendem e trabalham com a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem, diante da necessidade de oferecer aos estudantes uma formação crítica, capaz de integrar disciplinas propedêuticas e técnico-profissionalizantes? Obras de Paulo Freire, Hílton Japiassú e José Gimeno Sacristán tiveram centralidade na composição do referencial teórico desta dissertação, sobretudo em relação às temáticas da interdisciplinaridade e do currículo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi referenciada principalmente em autores como Augusto Nibaldo Silva Triviños, Antonio Chizzotti, Maria Cecília de Souza Minayo e Sonia Kramer. O estudo realizado na Etec, localizada no município de Mongaguá, estado de São Paulo, contou com a participação de docentes habilitados para lecionar no curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de um questionário e da realização de uma entrevista coletiva com quatro docentes, e as evidências produzidas foram categorizadas e analisadas em eixos temáticos construídos com base no referencial teórico. Os resultados permitem afirmar que não há entre os docentes participantes uma ideia consolidada nem uma compreensão única sobre a interdisciplinaridade e seu papel na integração curricular. Entretanto, existe a articulação de conhecimentos entre disciplinas e áreas bem como o interesse dos professores em fazer crescer o diálogo entre eles e as disciplinas. Além disso, constatou-se a necessidade de que sejam ampliadas e melhoradas as condições objetivas e a legislação pertinente, para que sejam criados espaços-tempo de formação e debate sobre a interdisciplinaridade na escola, com vistas a fomentar e a fortalecer posturas e práticas interdisciplinares desenvolvidas nas práticas pedagógicas experienciadas na Etec, por docentes e discentes. |
Abstract: | This research, developed in the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the
Universidade Católica de Santos, within the scope of the research line Policies and
Practices of Teacher Training and the research group Curriculum and Teacher
Training: Dialog, Knowledge and Social Justice, deals with the challenges of
interdisciplinary work in the context of mid-level technical professional education at a
State Technical School linked to the Paula Souza Center, in the state of São Paulo,
Brazil. The objective was to analyze the understandings of the teachers of the State
Technical School Adolpho Berezin about limits and possibilities of interdisciplinarity in
teaching-learning practices that they develop and are articulated to the curricular
proposal “Novotec Integrado” [Integrated New Technological High School]. The
research guiding question was registered as follows: How do teachers of the Technical
School Adolpho Berezin understand and work with interdisciplinarity in their teachinglearning
practices, given the need to offer students critical training, capable of
integrating propaedeutic and technical-professional disciplines? Works by Paulo
Freire, Hílton Japiassú and José Gimeno Sacristán were central in the composition of
the theoretical framework of this thesis, especially in relation to the themes of
interdisciplinarity and curriculum. The research methodology, with a qualitative
approach, was mainly referenced in authors such as Augusto Nibaldo Silva Triviños,
Antonio Chizzotti, Maria Cecília de Souza Minayo and Sonia Kramer. The study carried
out at the Technical School, located in the municipality of Mongaguá, state of São
Paulo, Brazil, had the participation of teacher qualified to teach in the High School with
Professional Qualification of Technician in Administration course. Data collection took
place through the application of a questionnaire and a collective interview with four
teachers, and the evidence produced was categorized and analyzed in thematic axes
constructed based on the theoretical framework. The results allow to point out that
there is neither a consolidated idea nor a single understanding of interdisciplinarity and
its role in curricular integration among the participating teachers. However, there is the
articulation of knowledge between disciplines and areas, as well as the interest of the
teachers in increasing the dialog between them and the disciplines. In addition, it was
noted the need to expand and improve the objective conditions and the relevant
legislation, so that spaces-time for training and debate on interdisciplinarity at school
are created, with a view to fostering and strengthening interdisciplinary postures and
practices developed in the pedagogical practices experienced at the Technical School,
by teachers and students. La investigación se desarrolló en el Programa de Posgrado en Educación Stricto Sensu de la Universidad Católica de Santos, en el ámbito de la línea de investigación Políticas y Prácticas en la Formación de Profesores, y trata sobre los desafíos del trabajo interdisciplinario en el contexto de la formación técnico profesional de nivel secundario, en una Escuela Técnica (Etec) Estatal vinculada al Centro Paula Souza, en el estado de São Paulo, Brasil. El objetivo fue identificar y analizar las comprensiones de los profesores de la Etec Adolpho Berezin sobre los límites y posibilidades de la interdisciplinariedad, en las prácticas de enseñanza-aprendizaje que desarrollan y articulan con la propuesta curricular “Novotec Integrada”. La pregunta orientadora de la investigación quedó registrada de la siguiente manera: ¿Cómo entienden y trabajan los profesores de la Etec Adolpho Berezin la interdisciplinariedad en sus prácticas de enseñanza-aprendizaje, frente a la necesidad de ofrecer a los estudiantes una formación crítica, capaz de integrar disciplinas propedéuticas y técnico-profesionales? Los trabajos de Paulo Freire, Hílton Japiassú y José Gimeno Sacristán fueron centrales en la composición del marco teórico de esta disertación, especialmente en relación a los temas de interdisciplinariedad y currículo. La metodología de investigación, con enfoque cualitativo, estuvo referenciada principalmente en autores como Augusto Nibaldo Silva Triviños, Antonio Chizzotti, Maria Cecília de Souza Minayo y Sonia Kramer. El estudio realizado en la Etec, ubicada en el municipio de Mongaguá, estado de São Paulo, contó con la participación de profesores habilitados para enseñar en el curso de Escuela Secundaria con Título Profesional de Técnico en Administración. La recolección de datos ocurrió a través de la aplicación de un cuestionario y la realización de una entrevista colectiva con cuatro profesores, y las evidencias producidas fueron categorizadas y analizadas en ejes temáticos construidos a partir del marco teórico. Los resultados permiten afirmar que no existe una idea consolidada ni una comprensión única de la interdisciplinariedad y su papel en la integración curricular entre los docentes participantes. Sin embargo, existe la articulación de saberes entre disciplinas y áreas, así como el interés de los profesores en incrementar el diálogo entre ellos y las disciplinas. Además, se constató la necesidad de ampliar y mejorar las condiciones objetivas y la legislación pertinente, para que se creen espacios-tiempos de formación y debate sobre la interdisciplinariedad en la escuela, con miras a fomentar y fortalecer posturas y prácticas interdisciplinares desarrolladas en las prácticas pedagógicas vividas en la Etec, por docentes y alumnos. |
Keywords: | ensino médio integrado ao profissional; integração curricular; ensino-aprendizagem; interdisciplinaridade; Paulo Freire high school integrated to professional; curricular integration; teachinglearning; interdisciplinarity; Paulo Freire escuela secundaria integrada al profesional; integración curricular; enseñanza-aprendizaje; interdisciplinariedad; Paulo Freire |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | BESNIYI, Eduardo. Percepções de docentes de uma escola técnica paulista sobre limites e possibilidades da interdisciplinaridade na integração curricular. 2023. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023 |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/7995 |
Issue Date: | 18-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Besniyi.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 972.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.