TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: O brincar livre dos bebês em espaços potencializadores do desenvolvimento motor
Other Titles: Babies free play in spaces that enhance motor development
Author(s): Lima, Valeria Mariano de
First Advisor: Gomes, Miria Benincasa
First member of the board: Dias, Edgar Toschi
Second member of the board: Nabinger, Sylvia Maria Filomena Baldino
Abstract: O brincar é a forma mais verdadeira da infância e tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Por meio do ato de brincar o bebê começa a descobrir o mundo que o rodeia, o seu corpo, os espaços e sua cultura. A Abordagem Pikler vê a criança como um ser potente e capaz de desenvolver-se com autonomia, desde que tenha construído vínculos seguros com seus cuidadores/educadores. A partir desses requisitos, tendo oportunidades de exploração livre, respeitando seu tempo e espaço, ela é capaz de brincar livre e desenvolve sua motricidade. A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar a eficácia do brincar livre proposto por Pikler como fator potencializador do desenvolvimento motor de bebês de uma sala de berçário I, de uma escola pública, localizada no município de Santos. Para tal, foram usados como métodos o estudo de campo, o levantamento e o estudo de casos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados para a avaliação inicial um Questionário Sociodemográfico, aplicado com as 8 famílias que aceitaram participar da pesquisa. Esse instrumento se propôs a obter dados pessoais, ocupacionais, financeiros, além de dados relativos à gravidez, ao parto, pós-parto e à saúde do bebê, a fim de complementar informações que possam ser pertinentes para os resultados da pesquisa. As famílias também responderam à Escala AHMED-IS, que avaliou as oportunidades de espaços, brinquedos e objetos oferecidos às crianças no ambiente domiciliar. Os bebês foram avaliados com a Escala Bayley III em cinco domínios: cognitivo, linguagem, motor, socioemocional e comportamento adaptativo, sendo utilizado para a pesquisa em questão apenas o domínio motor. Após as avaliações, algumas intervenções já foram realizadas no espaço da sala referência e nos materiais oferecidos aos bebês na escola, a fim de contemplar as fragilidades e/ou continuar desenvolvendo possíveis habilidades. A partir dos resultados, foram realizados estudos de casos de 8 bebês. A pesquisa conta também com uma revisão de literatura sobre os parâmetros teóricos para o desenvolvimento motor de bebês dos 0 até 2 anos, o brincar e desenvolvimento motor livre da Abordagem de Emmi Pikler e os marcos legais e políticas públicas sobre direitos e concepção de infância. Como produtos técnicos, a pesquisa ofereceu um manual sobre o brincar e movimento livre dos bebês para os familiares, um kit sensorial e materiais não estruturados para os bebês e um e-book sobre Inspirações da abordagem Pikler na prática educativa de bebês na creche, contendo intervenções realizadas nos espaços, materiais oferecidos aos bebês e relato de um estudo de caso.
Abstract: The act of playing is the most truthful method in the childhood, and it has a meaningful role in the child´s growth. Throughout playing, the baby discovers the world around him, his body, the spaces and the culture. The Pikler´s Approach sees the child as a strong being, capable of developing independently, as long as, they have a safe and strong bond with their caregivers/educators. Based on these requirements, having opportunities for free exploration, respecting time and space, the child is able to play freely while developing her motor skills. The main goal of the current research is to investigate the effectiveness of the free play proposed by Pikler as a potential factor that enhances the motor development of babies in a nursery classroom at a public school located in Santos. The methods used were field study, survey, and case study. As well as the data collection tools, included a Sociodemographic Questionnaire, it was used for the initial assessment, applied to 8 participating families, to gather personal, occupational, financial, and relevant pregnancy, childbirth, postpartum, and baby health data. Families also completed the AHMED-IS Scale, which assessed the opportunities for spaces, toys, and objects offered to children in the home environment. The babies were evaluated using the Bayley III Scale in five domains: cognitive, language, motor, socioemotional, and adaptive behavior, with only the motor domain being used for this research. Based on the evaluations, interventions were conducted in the classroom space and the materials provided to the babies at the school in order to address weaknesses and/or further develop potential skills. According to the results, eight baby cases were finished. The research also includes a literature review on theoretical parameters for the motor development of babies aged 0 to 2 years old, as well as the concepts of free play and motor development in Pikler´s Approach, and the legal frameworks and public policies regarding rights and the conception of childhood. As technical outputs, the research provided a manual on free play and free movement of babies for the families, a sensory kit and unstructured materials for babies, and an e-book about the Inspirations from Pikler´s Approach in the educational practice of babies in daycare, which includes interventions implemented in spaces, materials provided to the babies, and a case study report.
Keywords: brincar livre; desenvolvimento moto; bayley III; AHEMD-IS; abordagem pikler; educação de bebês
free play; motor development; Bayley III; AHEMD-IS; Pikler´s Approach, baby education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: LIMA, Valeria Mariano. O brincar livre dos bebês em espaços potencializadores do desenvolvimento motor. 2024. 334 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8034
Issue Date: 25-Apr-2024
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