TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Max Garcia-
dc.creator.ID396.205.098-11pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1589223358334972pt_BR
dc.contributor.advisor1Voltas, Fernanda Quartoze-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5453878722612411pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto , Alexandre Saul-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6664628457125646pt_BR
dc.contributor.referee1Voltas, Fernanda Quatorze-
dc.contributor.referee2Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee3Aguiar, Denise Regina da Costa-
dc.date.accessioned2024-11-25T21:51:16Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-11-25T21:51:16Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationPEREIRA, Max Garcia. Crise e perspectivas da formação continuada de professores no Estado de São Paulo. 2024. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8056-
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito da linha Políticas e Práticas de Formação de Professores do PPGE da UniSantos, buscou levantar e analisar o panorama das políticas de formação continuada de professores da rede estadual paulista, no período 2009-2023, tendo como foco a constatação de eventuais avanços e retrocessos. Comprometeu-se, ainda, a identificar e a verificar como as contradições presentes nas políticas de formação continuada da rede de educação paulista têm se materializado nos contextos das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), desenvolvidas em escolas. O estudo procurou responder à questão: Quais as principais características das políticas de formação continuada de professores nos governos paulistas, no período 2009-2023? Que avanços e retrocessos podem ser identificados, especialmente no contexto das ATPC? No bojo de uma abordagem qualitativa de investigação, a pesquisa bibliográfica mostrou-se como estratégia apropriada para o desenvolvimento do trabalho. Entre os subsídios teóricos que fundamentaram as discussões e análises desta dissertação distinguem-se: Freire (1980; 1996, Saul (2015;), Candau (2014) e Barbosa, Venco e Jacomini (2018). Os achados da pesquisa revelaram que as políticas de formação continuada da rede paulista, no período estudado, apoiaram-se em pressupostos e práticas de cunho neoliberal, contribuindo para a precarização das condições de trabalho e da formação docente. Mesmo diante da força dessa política que concorre para o desmonte da educação pública, foi possível identificar experiências pontuais que configuram a resistência de coletivos e sujeitos. Nesse sentido, destacam-se as evidências nas quais as ATPC constituíram-se em momentos de reflexão crítica sobre a teoria e a prática, exercício da criatividade e troca de informação entre docentes. As descobertas das investigações convergem para a afirmação do valor do diálogo, da escuta e de propostas de formação que partem das dificuldades e necessidades concretas dos docentes, como elementos capazes de inspirar mudanças de pensamentos e práticas. Além disso, permitem entrever que o respaldo de uma equipe gestora alinhada a uma perspectiva contra-hegemônica de educação potencializa o desenvolvimento de propostas de formação docente que caminham nessa direção. Por fim, um resultado interessante da investigação que vale ser ressaltado é a importância do diálogo entre a escola e a universidade, na construção de práticas de formação docente e pesquisa, caracterizadas pela construção solidária de conhecimento. Tem-se a expectativa de que os achados da pesquisa possam oferecer contribuições para o campo da formação docente, especialmente no que se refere à problematização de propostas de formação continuada, em uma perspectiva crítica. Aposta-se, aqui, com Paulo Freire, que é difícil mudar, mas que a mudança é possível e necessária. Os desafios enfrentados no cenário brasileiro são, na verdade, combustível para a esperança que move milhões de professores.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación, de la línea de Políticas y Prácticas de Formación Docente del PPGE de Unisantos, nació en el ámbito del Grupo de Currículo y Formación Docente: diálogo, conocimiento y justicia social. El método elegido tiene como objetivo identificar y analizar documentos y producciones académicas elaborados en los últimos 10 años, y que perfilan un panorama reciente de la formación continua docente propuesta en la red educativa del estado de São Paulo; con el objetivo de comprender los principales avances, retrocesos, tensiones y contradicciones de esta importante política educativa y práctica formativa. Se trata entonces de realizar una revisión bibliográfica que abarque el ámbito político, con la lectura de leyes y decretos públicos del Gobierno del Estado de São Paulo, en conjunto con la bibliografía especializada en el tema y estudios científicos. Por lo tanto, la investigación busca responder: ¿cómo ha ido ganando materialidad la formación continua docente en los gobiernos paulistas durante los últimos 10 años, y cuáles son los principales avances y retrocesos? Para responder a este desafío, se seleccionaron obras de autores en el campo de la formación que permitieran una mirada crítica sobre las recopiladas: Paulo Freire (1980, 1996, 2002), Saul (2015, 2022), Candau (2014), Voltas (2019) y Barbosa, Venco y Jacomini (2018). A partir de los estudios realizados, el informe de investigación se organizó en dos ejes: crisis en la formación continua de los docentes y resistencias, perspectivas y contradicciones. En relación con la crisis, se observa principalmente cómo las políticas públicas puestas en práctica en el período analizado, sustentadas en supuestos y prácticas de corte neoliberal que imponen una “falsa” democracia para todos, obstaculizaron la formación continua de los docentes. En cuanto a las perspectivas, se trata de considerar y valorar, principalmente, los esfuerzos formativos realizados en el día a día de las direcciones de enseñanza y aulas que, yendo a contracorriente, apuestan por la implementación de una educación con calidad social. En este sentido, se presentan ejemplos de propuestas de formación de docentes y profesores en servicio como una práctica de compartir e involucrarse, y sobre todo, de producción de conocimiento y lucha a favor de la educación pública. Se espera que los hallazgos de la investigación puedan ofrecer aportes al campo de la formación docente, los procesos de enseñanza-aprendizaje y el mejoramiento de los espacios de convivencia entre docentes y estudiantes. Apostamos aquí, con Paulo Freire, a que es difícil cambiar, pero ese cambio es posible y necesario. Los desafíos enfrentados en el escenario brasileño son, de hecho, combustible para la esperanza que mueve a millones de docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesPEREIRA, Max Garcia. Crise e perspectivas da formação continuada de professores no Estado de São Paulo. 2024. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformação de professores; formação continuada; política educacionalpt_BR
dc.subjectformación de profesores; formación continua; política educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrise e perspectivas da formação continuada de professores no Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Max Garcia Pereira.pdfDissertação_Mestrado em Educação750.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.