Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/8069
Type: | Dissertação |
Title: | Violência e indisciplina nas escolas : estudo sobre a utilização do projeto valores em escola estadual da Baixada Santista. |
Other Titles: | Violence and indiscipline in schools : study on the use of the values project in the state school of Baixada Santista |
Author(s): | Gomes, José Roberto |
First Advisor: | Lemos, Daisy Inocência Margarida de |
First member of the board: | Alves, Hélio |
Second member of the board: | Nátario , Elisete Gomes |
Third board member: | Lemos, Daisy Inocência Margarida de |
Abstract: | Este trabalho trata de uma pesquisa fruto do trabalho como monitor educacional na ECIM – Escolas Cívico Militares, de setembro de 2019 a janeiro de 2023 em uma cidade da baixada santista. O estudo teve como objetivo identificar, junto à equipe gestora e professores do ensino médio, se foram desenvolvidos pedagogicamente e aplicados os valores morais propostos no Projeto Valores, como forma de enfrentamento das violências e indisciplinas praticadas no ambiente escolar. Fez considerações sobre As Escolas e as Violências; A atuação da Escola e a família: parceria fundamental no combate à violência; Educação em Valores Morais; A Sociedade atual e a necessidade de Educação em Valores Morais. O Projeto Valores que visa programar atividades para o desenvolvimento de valores em educação moral nas Escolas Cívico Militares com baixo IDEB e as Diretrizes das Escolas Cívico Militares e as leis educacionais. Os resultados desta pesquisa, que corresponde a uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa de objetivo exploratório através da utilização de uma entrevista/questionário como instrumento para o plano de coleta de dados junto à três gestores e sete professores onde mostrou; Em que medida, na visão de gestores e professores, a aplicação do Projeto Valores contribui para a diminuição das manifestações de indisciplina e violência em Escola Pública de Ensino Médio? Os valores morais propostos no Projeto Valores, foram desenvolvidos e aplicados na escola, por meio de palestras, vídeos aulas, nas formaturas na quadra de esporte, em algumas aulas vagas, aplicados em conjunto. Especificamente, verificou-se que há prática de desrespeitos entre alunos e aluno - professor, indisciplina e algum tipo de violência no ambiente escolar como o bullying, e a escola age, orientando os professores para que tenham sensibilidade de percepção, de controle, de domínio da aula, caso o diálogo não seja resolvido, o professor encaminha ao monitor militar no corredor que, por sua vez, encaminha o aluno para a Coordenação ou vice - direção. |
Abstract: | This article deals with research resulting from work as an educational monitor at ECIM – Escolas Cívico Militares, from September 2019 to January 2023 in the city of Baixada Santista. The study aimed to identify, together with the management team and high school teachers, whether the moral values proposed in the Values Project were pedagogically developed and applied, as a way of confronting violence and indiscipline practiced in the school environment. He made considerations about Schools and Violence; The role of the School and the family: a fundamental partnership in combating violence; Education in Moral Values; Current Society and the need for Education in Moral Values. The Values Project aims to program activities for the development of values in moral education in Civic Military Schools with low IDEB and the Guidelines for Civic Military Schools and Educational laws. The results of this research, which corresponds to an action research with a qualitative approach with an exploratory objective through the use of a questionnaire as an instrument for the data collection plan, will attempt to answer to what extent, in the view of Managers and Teachers, the application of the Does the Values Project contribute to reducing manifestations of indiscipline and violence in Public High Schools? he moral values proposed in the Values Project were developed and applied at school, through lectures, video classes, at graduations on the sports field, in some vacant classes, applied together. Specifically, it was found that there is a practice of disrespect between students and student - teacher, indiscipline and some type of violence in the school environment such as bullying, and the school acts, guiding teachers so that they have sensitivity of perception, control, dominance class, if the dialogue is not resolved, the teacher forwards it to the military monitor in the hallway who, in turn, forwards the student to the Coordination or vice-directorship. |
Keywords: | violência; indisciplina; educação; valores morais; projeto valores; escola cívico militar. Violence; Indiscipline; Education; Moral Values; values project: military civic school. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde |
Program: | Mestrado em Psicologia |
Citation: | GOMES, José Roberto. Violência e indisciplina nas escolas : estudo sobre a utilização do projeto valores em escola estadual da Baixada Santista. 2024. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024 |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8069 |
Issue Date: | 25-Apr-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
José Roberto Gomes.pdf | Dissertação_Mestrado em Psicologia | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.