TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLemos, Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira-
dc.creator.ID281.695.178-26pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0753640212406280pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocência Margarida de Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Varanda, Cristina de Andrade-
dc.contributor.referee2Natário, Elisete Gomes-
dc.date.accessioned2025-05-23T19:12:37Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2025-05-23T19:12:37Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira. A humanização no uso das tecnologias digitais na educação básica. 2024. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8080-
dc.description.resumoEste trabalho investigou a humanização do uso das tecnologias digitais na educação, com o objetivo central de compreender como integrá-las de forma a respeitar as individualidades dos alunos e promover um ambiente de ensino dinâmico, inclusivo e personalizado. Fundamentado em uma ampla revisão de literatura, o estudo analisou e adaptou metodologias pedagógicas ao contexto contemporâneo, no qual a tecnologia é utilizada não apenas como ferramenta de apoio, mas como um meio de potencializar capacidades humanas, superando limitações e fortalecendo habilidades. Os resultados indicam que a humanização do uso das tecnologias na educação pode transformar significativamente a experiência de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e engajados. A pesquisa destacou a formação continuada dos professores como um pilar essencial para esse processo, capacitando-os a utilizar tecnologias de maneira ética e reflexiva, enquanto fomentam um ambiente de aprendizagem que privilegia o diálogo, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes. O estudo conclui que, para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora, é imprescindível não apenas incorporar tecnologias modernas, mas também empregá-las de forma sensível à complexidade e subjetividade dos indivíduos. Nesse contexto, foi desenvolvido o podcast "PodVê," um produto técnico de comunicação voltado à disseminação de práticas pedagógicas humanizadoras, oferecendo suporte prático e acessível para professores e alunos da educação básica, facilitando a implementação de uma abordagem educativa mais humana e eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the humanization of the use of digital technologies in education, with the central objective of understanding how to integrate them in a way that respects students' individualities and promotes a dynamic, inclusive and personalized teaching environment. Based on a broad literature review, the study analyzed and adapted pedagogical methodologies to the contemporary context, in which technology is used not only as a support tool, but as a means of enhancing human capabilities, overcoming limitations and strengthening skills. The results indicate that the humanization of the use of technologies in education can significantly transform the teaching-learning experience, contributing to the formation of critical, conscious and engaged citizens. The research highlighted the continued training of teachers as an essential pillar for this process, enabling them to use technologies in an ethical and reflective manner, while fostering a learning environment that prioritizes dialogue, inclusion and the integral development of students. The study concludes that, in order to achieve truly transformative education, it is essential not only to incorporate modern technologies, but also to employ them in a way that is sensitive to the complexity and subjectivity of individuals. In this context, the podcast "PodVê" was developed, a technical communication product aimed at disseminating humanizing pedagogical practices, offering practical and accessible support for teachers and students in basic education, facilitating the implementation of a more humane and effective educational approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira. A humanização no uso das tecnologias digitais na educação básica. 2024. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttecnologias; educação; escola; aprendizagem; humanizaçãopt_BR
dc.subjecttechnologies; education; school; learning; humanizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA humanização no uso das tecnologias digitais na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeHumanization in the use of digital technologies in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira Souza.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia751.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.