TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeocadio, Andrea Soares de Araujo-
dc.creator.ID308.411.818-37pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4244593823901024pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocencia Margarida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.referee2Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee3Vieira, Marina Tucunduva Bittencourt Porto-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:44:52Z-
dc.date.available2025-04-11-
dc.date.available2025-05-26T19:44:52Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationLEOCADIO, Andrea Soares de Araujo. O nome próprio e suas contribuições para a alfabetização inicial. 2025. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8082-
dc.description.resumoA escolha do nome próprio é uma das primeiras decisões tomadas pelos pais em relação aos filhos e, frequentemente, carrega significados culturais, afetivos e familiares. Sendo um elemento essencial da identidade, o nome acompanha a criança ao longo de toda a vida. Este estudo teve como objetivo principal analisar como o trabalho pedagógico com o nome próprio pode constituir uma ferramenta potente no processo de alfabetização de crianças pequenas, considerando seus aspectos linguísticos, sociais e emocionais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais instrumentos de coleta de dados. Foram entrevistadas três professoras alfabetizadoras que atuam com crianças de cinco a sete anos, a fim de compreender se e como empregam o nome próprio em suas práticas pedagógicas. Além disso, quatorze crianças foram entrevistadas para investigar suas percepções sobre o próprio nome. Também foram realizadas observações de atividades como sondagem diagnóstica, bingo com nomes de animais e escrita de títulos na lousa. Os resultados indicam que o trabalho com o nome próprio contribui significativamente para o processo de alfabetização, promovendo a reflexão sobre o sistema de escrita, fortalecendo a identidade e proporcionando uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractChoosing a given name is one of the first decisions parents make regarding their children and often carries cultural, emotional and family meanings. As an essential element of identity, the name accompanies the child throughout their life. The main objective of this study was to analyze how pedagogical work with given names can be a powerful tool in the literacy process of young children, considering their linguistic, social and emotional aspects. The research, which used a qualitative approach, used participant observation and semi-structured interviews as the main data collection instruments. Three literacy teachers who work with children aged five to seven were interviewed in order to understand whether and how they use given names in their pedagogical practices. In addition, fourteen children were interviewed to investigate their perceptions about their own names. Observations were also carried out of activities such as diagnostic surveys, bingo with animal names and writing titles on the board. The results indicate that working with proper names contributes significantly to the literacy process, promoting reflection on the writing system, strengthening identity and providing significant learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesLEOCADIO, Andrea Soares de Araujo. O nome próprio e suas contribuições para a alfabetização inicial. 2025. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectnome próprio; alfabetização inicial; construtivismo; identidade; aprendizagem significativapt_BR
dc.subjectgiven name; early literacy; constructivism; identity; meaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO nome próprio e suas contribuições para a alfabetização inicialpt_BR
dc.title.alternativeGiven name and its contribuitions to initial literacypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrea Soares de Araujo Leocadio.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.