TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Direito
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTrentim, Raynan Henrique Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9086939237247069pt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Fabiano Lourenço de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739121348881577pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Fabiano Lourenço de-
dc.contributor.referee2Almeida, Daniel Freire e-
dc.contributor.referee3Vieira, Tereza Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-06-22T20:51:23Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-06-22T20:51:23Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.identifier.citationTRENTIM, Raynan Henrique Silva. O direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusiva. 2002. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7906-
dc.description.resumoHodiernamente, o direito à inclusão digital vem se consagrando como um direito fundamental, mesmo que ainda não esteja expressamente previsto nas tratativas internacionais e normativas internas. Além disso, as contribuições tecnológicas são aliadas do professor no ensino da Educação Especial. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar os estudos acerca do Direito Internacional voltado para o acesso à educação inclusiva, a fim de verificar como deveria ser a forma de internacionalização das normas pelo direito brasileiro frente aos novos desafios tecnológicos de inclusão, bem como examinar o papel da escola em relação ao ensino dos alunos com deficiência. O trabalho utilizará o método teórico, que consiste na consulta de obras, artigos de periódicos, documentos eletrônicos e legislação aplicável, já o método de pesquisa utilizado será o de pesquisa analítica, por revisão bibliográfica. Como resultado, verificou-se que o acesso às novas tecnologias digitais ainda é uma realidade distante mesmo com as tratativas internacionais das quais o Brasil é signatário e que, teoricamente, deveriam forçar o país a promover mais acessibilidade à tecnologia, de forma segura e inclusiva. Ao longo do trabalho constatou-se que o Estado brasileiro editou normativas sobre a temática para incluir estes alunos no contexto dos novos avanços tecnológicos, porém, ainda devem ser criadas políticas públicas efetivas para a inserção real de todos os alunos, principalmente estudantes da Educação Especial, um grupo vulnerável que sofre com dificuldades de concentração e compreensão dos conteúdos curriculares.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, the right to digital inclusion has been established as a fundamental right, even if it is not yet expressly provided for in international relations and internal regulations. The technological contributions are allies of the teacher in Special Education. The present study aims to analyze the International Law focused on the acess to inclusive education, in order to verify how the form of internationalization of norms by Brazilian law should be in the face of the technology and challenges of inclusion, as well as examine the school’s role in teaching students with special needs. The research will use the theoretical method, which consists of consulting books, journal articles, eletronic documents and applicable legislation, while the research method will be the analytical, by bibliographic review. As a result, it was found that the acess to new digital technologies is still a distant reality even with the international treaties, to which Brazil is a signatory and which, in theory, should force the country to promote more accessibility to technology, in a safe and inclusive way. As a result, it was found that the Brazilian State edited regulations on the subject to include these students in the context of new technological advances, however, effective public policies must be created for the real insertion of all students, mainly Special Education’s students, a vulnerable group that suffers from difficulties in concentrating and understanding curricular contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Direitopt_BR
dc.relation.referencesTRENTIM, Raynan Henrique Silva. O direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusiva. 2002. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdireito à Inclusão; direito internacional; educação especial; inclusão digitalpt_BR
dc.subjectright to inclusion; international law; special education; digital inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleO direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raynan Henrique Silva Trentim.pdfDissertação_Mestrado628.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.